PR 6 Arouca - Caminho do Carteiro

September 4, 2022
September 2022

•   4.3 1 review

near Rio de Frades, Aveiro (Portugal)

PR 6 Arouca - Caminho do Carteiro

Percurso de pequena rota no concelho de Arouca que une as aldeias de Rio de Frades, Cabreiros e Tebilhão. Em Rio de Frades, o trilho comunica com o PR 8, Rota do Ouro Negro. O percurso é intersectado pelo GR 28 no troço entre Cabreiros e Tebilhão, tendo desta forma inter-ligação com a rede de rotas pedestres de Arouca.
O percurso está bem marcado e é de fácil orientação, tem alguma sombra em cerca de metade do trilho; pena é que mais de metade da sombra é fornecida por eucaliptos. Existem fontes de água em Tebilhão e Cabreiros. No inicio do trilho e até meio encosta da subida do Rio Frades, a paisagem é dominada por vestígios do antigo aproveitamento mineiro de volfrâmio.

O Rio frades nasce na Serra da Freita, concelho de Arouca a 1097 m de altitude e desagua na margem esquerda do rio Paivó dois ou três quilômetros a jusante da aldeia com o mesmo nome.
De referir que a falha do vale do rio Frades juntamente com a falha do Vale do Rio Teixeira formam um linha de fronteira natural entre a Serra da Freita e a serra da Arada.

Descrição do trilho
Iniciamos o percurso em Rio de Frades, no início da aldeia, logo após uma ponte
Subimos por estrada asfaltada e logo asseguir encontramos placa à esquerda alusiva ao PR e entramos em trilho. Pouco depois fazemos um desvio à esquerda para visitar um túnel das antigas minas e observar o Rio Frades e uma das suas inúmeras cascatas e lagoas.
De volta ao trilho continuamos a subida, por caminho de piso em parte empedrado e irregular. Avançamos pela margem esquerda do Rio e desfrutamos de excelentes panorâmicas do vale, dos meandros do Rio e das montanhas envolventes.
Adiante vamos nos afastando do rio e entramos em zona florestal de pinheiros e eucaliptos. Continuamos a subida com forte pendente.
Por volta do Km 3,1 encontramos 2 grandes pedras no caminho com a marca do PR. A partir deste ponto, a subida torna-se mais suave e pouco depois entramos na aldeia de Cabreiros por uma estrada calcetada e logo asseguir passamos por uma escola primária. Questionamos a nós próprio o motivo de construir a escola tão afastada do centro da aldeia.
Interceptamos o GR 28 e à saída da aldeia de Cabreiros continuamos em estrada calcetada e iniciamos um descida acentuada até passar o Rio Pequenino após o qual iniciamos nova subida até atingir a aldeia de Tebilhão.
O trajecto entre as duas aldeias é de rara beleza, sobressaindo os deslumbrantes socalcos e leiras das aldeias.
No meio da paisagem agrícola de Montanha, surge o casario das aldeias que torna a paisagem ainda mais atraente.
Em Tebilhão e no ponto mais alto do nosso trilho, encontramos painel informativo do percurso e logo após passamos pela Capela de Santa Bárbara Tebilhão, local onde apreciamos paisagens fabulosas de toda a zona envolvente.
O percurso de volta ao Rio de Frades foi efetuada pelo mesmo caminho.

Rio de Frades

Entrada do túnel

Fim do túnel e cascata do Rio Frades

Panorâmicas e pormenor do trilho

PictographRuins Altitude 1,391 ft

PictographReligious site Altitude 2,651 ft

• Photo of joseavmagueija
    joseavmagueija Oct 10, 2022

Boas. Sou um iniciante nestas coisas. Podia informar onde se pode deixar a viatura e se no trajeto tem possibilidade de acampar por uma noite?
    Desde já o meu muito obrigado..
    Saudações

STrilhos Oct 10, 2022

Olá José Magueija

STrilhos Oct 10, 2022

Olá José Magueija
    No local onde inicia o trilho, perto da ponte e de uma casa de turismo rural, existem talvez 2 ou 3 lugares de estacionamento. Se estiverem ocupados, existe um largo 300 ou 400 metros adiante onde há mais espaço para estacionamento.
    Quanto ao acampamento, este não é o melhor trilho para acampar, pois o trilho desenvolve-se em terreno muito inclinado. Ainda assim, talvez antes da aldeia de Cabreiros poderá encontrar um local para pernoita.

• Photo of joseavmagueija
    joseavmagueija Oct 11, 2022

Muito obrigada pelas informações.

STrilhos Oct 11, 2022

Trilhos

Trilho

• Photo of Isabel Vara
    Isabel Vara Jan 29, 2024

Achei um trilho com muito interesse , com o barulho da água sempre presente. Quedas de água, rios, montanhas e aldeias pitoresca.
    Considero difícil porque a inclinação é considerável e o empedrado muitíssimo escorregadio.

• Photo of Isabel Vara
    Isabel Vara Jan 29, 2024

Claro está que fiz este trilho no inverno, (28-01), acredito que o problema do piso escorregadio não se coloque noutra altura do ano.

STrilhos Jan 29, 2024

Obrigado Isabel Vara pelo comentário, avaliação e verificação. Curiosamente no dia 27 de Janeiro andei muito perto do PR 6 e confirmo que nesta altura do ano o piso está escorregadio, nomeadamente nos locais virados a Norte onde não bate o sol e a humidade se mantém. O piso empedrado geralmente está quase polido e por isso muito escorregadio; obriga a um cuidado redobrado.