PR 5 TVD - ROTA DO VENTO

January 11, 2017
January 2017

near Freiria, Lisboa (Portugal)

PR5 TVD - Rota do Vento

A Rota Do Vento é um percurso circular com um total de 14 Km, englobando uma derivação, com cerca de 8 Km. O início do percurso encontra-se no jardim central em frente à Igreja Matriz de São Lucas, em Freiria.

A partir deste local os pedestrianistas podem optar por fazer o percurso total em direcção a Chãos ou em direcção à Serra da Romã e Serra do Romeirão.
A derivação ocorre no centro de Freiria, junto ao Largo do Jardim onde se encontra um painel informativo e local onde os pedestrianistas podem optar por realizar o percurso total de 14 Km ou apenas parte dele 8 Km ou 6 Km, consoante a opção.

Seguindo para Chãos e passando pelo Edifício da Junta de Freguesia de Freiria deve virar à esquerda e atravessar a zona limítrofe urbana da Freiria em Concelhos, a partir daí predomina uma paisagem agrícola constante, nomeadamente as vinhas e estufas hortícolas. O percurso far-se-á em terra batida até Chãos. Segue-se então até Fernandinho, local para parar e sentar junto à capela, observar e escutar a ainda tranquila vida do campo.
Caminhando em direcção à Freiria, a cerca de 2 Km, encontra a indicação que o levará ao reinício do percurso, junto à Igreja de São Lucas e onde poderá optar por continuar até á Serra da Romã e Serra do Romeirão.

Ficha Técnica

Nome do Percurso: Rota do Vento
Localização: Distrito de Lisboa; Concelho de Torres Vedras; Freguesia de Freiria.
Acessos: A8: Se vier pela Auto-Estrada A8, sair na Malveira e seguir a indicação de Torres Vedras pela Estrada Nacional 8. Depois de passar a localidade de Freixofeira, deve virar à direita em direcção a Colaria/Freiria e a apanhar a Estrada Municipal 554 até à Freiria.
Tipo de Percurso: Pequena Rota Circular
Ponto de Partida e Chegada: Largo da Igreja de São Lucas
Distância: Distância total a percorrer: 14 Km; Derivação aos 8 Km's ou aos 6 Km's
Desníveis Acumulados: + 259m; -271m
Altitude: Max.: 194 m » Min.: 43 m
Duração: 4 horas
Grau de Dificuldade: Média
Época Aconselhada: Todo o Ano
Cartografia: Carta Militar de Portugal, na escala 1/25 000, série M 888, folhas n.º 374 e 388, do Instituto Geográfico do Exército.

• Photo of Nass Juca
    Nass Juca Dec 2, 2020

no tempo chuva ter cuidado com o terreno

• Photo of jorge.mrdc 🟩🟡🟥
    jorge.mrdc 🟩🟡🟥 Aug 6, 2021

mais uma bonita caminhada promovida pela câmara municipal de torres vedras
    dá gosto ver as vinhas bonitas e os pomares tão bem tratados e carregados de fruta
    parabéns pela manutenção das marcações em bom estado

• Photo of Trekking girls
    Trekking girls Jan 22, 2022

Trilho muito bem marcado, com paisagens espectaculares. Fácil de fazer