PR 5 Trilho das Tormentas (Arouca)

September 29, 2013
September 2013

near Telhe, Aveiro (Portugal)

Trilho marcado e sinalizado segundo normas da FPCC (Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo).
Com Inicio Aldeia de Silveiras, concelho de Arouca, caminhando pelo seu interior, uma aldeia rural com gente super simpatica, uma linda capela e lá fomos montanha abaixo. Logo para inicio um declive descendente de 100 mts até ao riacho passando pelos Castanheiros e iniciando a subida, primeiro por um caminho de calçada, depois por trilhos de montanha até ao ponto mais alto do percurso, a portela Malhada com 646 metros de altitude. O caminho prossegue pela curva de nível, não descendo nem subindo significativamente. Durante este trajecto, a paisagem é deslumbrante: vales profundos que se encaminham para o vale do Paiva encostas íngremes e floridas, a vista da Serra de Montemuro ao longe, chegando ao topo com uma paisagem de fazer inveja, reparamos que no fundo da montanha uma pequena Aldeia parecia nascer do nada era a Aldeia de Cortegaça, continuamos e antes da pequena aldeia umas lindas quedas de água á entrada da aldeia. Em Cortegaça aproveitamos para um pequeno descanso e para nos refrescarmos um pouco no fontanário existente, seguimos montanha acima, já no topo no estradão ao longe mais uma Aldeia magnifica contornada pelo Rio Paiva um lindo postal. Continuamos descendo desta vez até Aldeia de Meitriz também uma aldeia agrícola e muito pitoresca, A meio da descida toma-se um caminho a esquerda e que constitui o ramal PR5.1 e que liga a Janarde e aos geossítios da Mourinha fruindo-se, ao
longo deste, de belas panorâmicas sobre o rio Paiva e os seus meandros.
Continuando a descida para Meitriz conjuntamente com o GR28, após a
aldeia, atravessa o rio Paiva na ponte para o lugar de Além-do-Barco,
terminando no parque de lazer do rio Paiva. daí seguimos caminho fora até á ponte e daí até Aldeia de Além do Barco onde apreciamos as suas habitações maioria em Xisto e aproveitamos parque de merendas para almoçar,apreciando ao nosso lado praia fluvial. Seguimos até Aldeia de Janarde muito pequena sempre com o Rio Paiva por vizinho, Janarde foi tambem uma das aldeias exploradas durante a 2ª guerra mundial para extração de volframio, daqui foi regressar pelo caminho inverso até Silveiras, um percurso um pouco duro devido aos seus ascendentes e descendentes muito acentuados, já chegamos á viatura de noite pois foi feito em finais de outubro. Um trilho cheio de emoção e historia que vale a pena ser feito.

Mais fotos em baixo em View more ou http://mountain-celitos.blogspot.pt ou Celitos da montanha

PictographFountain Altitude 0 ft

Vista sobre Cortegaça

• Photo of Álvaro Rego Pinto
    Álvaro Rego Pinto Jun 6, 2016

Fiz no verão e sabe bem o mergulho em Meitriz.

• barbarabrandao Sep 28, 2016

Para todos aqueles que percorreram esta PR de Arouca um pedido muito importante:
    Pedido de colaboração em estudo Universitário: Este questionário destina-se a encontrar respostas para o estudo de Doutoramento intitulado «A rede de percursos pedestres do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO: um contributo para a geoconservação e para o geoturismo» e visa avaliar o contributo dos percursos pedestres para a transmissão de conhecimento sobre a Geodiversidade e sua relação com a geoconservação. Aplica-se a todos os utilizadores dos percursos pedestres do Município de Arouca. Pode aceder ao questionário aqui: https://goo.gl/YrCIRX
    OBRIGADA

• Photo of Pedro Pêgo
    Pedro Pêgo Aug 19, 2020

Trilha muito bonita, dificuldade moderada.