PR 5 SBR - TRILHO NOS PASSOS DE TORGA - SÃO MARTINHO DE ANTA - SABROSA

Photo ofPR 5 SBR - TRILHO NOS PASSOS DE TORGA - SÃO MARTINHO DE ANTA - SABROSA Photo ofPR 5 SBR - TRILHO NOS PASSOS DE TORGA - SÃO MARTINHO DE ANTA - SABROSA Photo ofPR 5 SBR - TRILHO NOS PASSOS DE TORGA - SÃO MARTINHO DE ANTA - SABROSA

December 30, 2023
December 2023

near São Martinho de Antas, Vila Real (Portugal)

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privados ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes . A descrição do percurso realizado a esta data da sua realização em que se deve ter em atenção que as condições do trilho descrito podem facilmente vir a alterar-se quer pelas condições meteorológicas quer pela mudança da vegetação quer por outros factores que se deve ter em atenção. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência pessoal pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência do percurso aqui disponibilizado. DESCRIÇÃO DO PERCURSO REALIZADO: Circular, com 11,4 km ,marcações nos dois sentidos ( muito bem marcado),ao longo do percurso muita informação por painéis informativos e sinalética vertical, o início e fim é por estradas em asfalto ( muito pouco),todo o restante por bons caminhos em terra,em calçada e em pedra ,bem largos e limpos . Inicio/fim ( Opcional) no parque de estacionamento do Espaço Miguel Torga e da casa do escritor onde se encontra o painel informativo do trilho ,em São Martinho de Anta .Neste local se liga o PR 2 SBR " Trilho do Castro de Sabrosa " . O trilho atravessa o centro de São Martinho de Anta em direcção às sepulturas de Arcã ,testemunha ocupação medieval ,para junto à Mamoa 1 de Madorras ,marca histórica do período megalítico em Sabrosa. Segue em direção a aldeia de Garganta,passando pela Necrópole das Touças que se enquadra na Alta idade Média, depois passa junto ao Santuário da Senhora da Azinheira e regressa ao início. Este percurso enquadra o visitante no " espaço literário " de Miguel Torga e num espaço natural onde a flora,a fauna,a Geologia e a obra do escritor se conjugam de forma harmoniosa e singular. O trilho é recomendado no sentido contrário aos ponteiros do relógio, no Verão deve tomar o cuidado devido ao calor (totalmente descoberto),esta zona costuma ter altas temperaturas e no Inverno com chuva ou neve como o nevoeiro. PONTOS IMPORTANTES: 1 - São Martinho de Anta - Espaço Miguel Torga, casa de Miguel, Negrilho,fonte do largo ,cruzeiro do Senhor dos Desamparados e Igreja de São Martinho de Anta. 2 - Sepulturas de Arcã, 3 - Mamoa 1 de Madorras, 4 - Necrópole das Touças, 5 - Painel informativo da fauna,flora,e geologia, 6 - Forno da Senhora da Azinheira, 7 - Fraga dos Namorados, 8 - Santuário da Nossa Senhora da Azinheira. NOTA FINAL: Trilho sem subidas ,muito bem marcado e com bastante informação, caminhos óptimos ,não sendo um trilho brilhante, e foi realizado todo com nevoeiro, é muito interessante,e devem conhecer.

Painel do trilho

PictographReligious site Altitude 2,179 ft

Igreja de São Martinho de Anta

Pormenor caminho,

Paisagens e pormenor caminho entre pinheiros

Pormenor caminho ,passagem de levada

Poça de água, pormenor caminho

Pedreira desativada

PictographReligious site Altitude 2,556 ft

Capela povoação de Garganta

Pormenor caminho

Painel informativo da Flora,Fauna e Geologia ( miradouro) ,forno escavado dentro de Pedra

FRAGA DOS NAMORADOS

Rua

• Photo of João Oliveira Sousa
    João Oliveira Sousa Mar 27, 2024

Trilho com grande interesse arqueológico, literário e religioso. Parabéns à Câmara Municipal de Sabrosa pelo excelente trabalho de sinalética ao longo do percurso. Recomendo.

• Photo of Fernando Babo
    Fernando Babo Mar 27, 2024

Olá boa tarde, de facto é um trilho com muito valor,eu quando o fiz apanhei nevoeiro, o que impossibilitou de observar algumas partes do percurso, voltarei lá mais tarde. Ainda bem que gostou. Continuação boas caminhadas.

• Photo of João Oliveira Sousa
    João Oliveira Sousa Mar 27, 2024

Igualmente! Páscoa feliz!

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Apr 7, 2024

Viva, Fernando! Fiz este trilho recentemente e gostei bastante. Juntei-o com o PR2 SBR e o PR6 SBR, de forma a tornar um conjunto mais alargado e foi uma excelente descoberta. Tive alguma sorte pois estava sol (não muito forte) e com boa visibilidade. Desconhecia estes 3 percursos, Sabrosa tem muito potencial e um conjunto invejável de casas senhoriais e solares, para além das quintas vinhateiras. Muito bom, obrigado pela partilha pois foi uma ajuda preciosa. Abraço!

• Photo of Fernando Babo
    Fernando Babo Apr 7, 2024

Olá João, excelente ideia,é uma boa alternativa, sem dúvida de que existe muito potencial neste concelho. Pois o bom tempo também conta para a beleza de um bom percurso. Continuação de boas caminhadas, abraço.