PR 4 TVD - Rota do Castro do Zambujal

January 11, 2017
January 2017

near Torres Vedras, Lisboa (Portugal)

PR4 TVD - Rota do Castro Zambujal

A Rota do Castro do Zambujal é um percurso circular com um total de 16 km, tendo sido criada uma derivação, O PR4.1 com cerca de 11.750km.
O PR4.1 separa-se ao Km 7, depois do Castro do Zambujal, seguindo para Torres Vedras.
O Castro do Zambujal é um povoado fortificado da Idade do Cobre ou Calcólitico datado do 3.º milénio a.C. Situado num esporão rochoso na margem direita da Ribeira de Pedrulhos, afluente do Rio Sizandro. Descoberto em 1932 por Leonel Trindade, foi escavado ao longo da década de 60 e inícios de 70 pelo Instituto Arqueológico Alemão. Trata-se de uma fortificação Pré-Histórica com quatro muralhas e torres e, que teve ocupação humana ao longo de, pelo menos, 800 anos.

Ficha Técnica

Nome do Percurso: Rota do Castro do Zambujal
Localização: Concelho de Torres Vedras » Freguesias de S. Pedro e Santiago e Santa Maria do Castelo e S. Miguel.
Acessos: A8: Lisboa » Torres Vedras » Leiria; EN 8-2: Torres Vedras » Lourinhã » Peniche; EN 8: Malveira» Torres Vedras » Bombarral; EN 115: Torres Vedras » Cadaval; EN 9: Alenquer» Torres Vedras » Mafra.
Tipo de Percurso: Pequena Rota Circular
Ponto de Partida e Chegada: Parque Verde da Várzea- Torres Vedras
Distância: PR4: 13 Km » Ramal: 0,8 Km » Variação PR4.1: 2.1 Km » Distância Total: 16 Km
Desníveis Acumulados: 430 m
Altitude: Max.: 185 m » Min.: 27 m
Duração: 3 horas
Grau de Dificuldade: Média.
Época Aconselhada: Todo o Ano
Cartografia: Carta Militar de Portugal, na escala 1/25 000, série M, folha n.º 374, do Instituto Geográfico do Exército.

• Photo of Nuno Fortes
    Nuno Fortes Mar 30, 2021

Nuno Fortes Apr 19, 2021

Belo circuito em torno de Torres Vedras, com um panorama magnífico na Ermida de Nossa Senhora da Pena e a bela surpresa que é a descoberta do Castro do Zambujal. Muitos parabéns à Câmara Municipal de Torres Vedras por disponibilizar estes percursos, que tão bem assinala e mantém. É um prazer explorar estas propostas.

• Photo of jorge.mrdc 🟩🟡🟥
    jorge.mrdc 🟩🟡🟥 Aug 25, 2021

mais uma bela caminhada no concelho de torres vedras

mais uma vez este percurso também está bem marcado mas podia estar melhor nalguns cruzamentos (em serra da vila aquando da intersecção com a GR não tem sinais); valha o wikiloc

• Photo of emsfs
    emsfs May 15, 2022

É um percurso predominantemente rural com belas paisagens. Muito bem sinalizado excepto nos seguintes pontos:
    @ no início junto ao cruzamento com o Lidl até ao Continente ausência de sinalética. Só conseguimos com ajuda da app
    @ na chegada à Serra da Vila também faltou sinalética
    @ na bifurcação com o PRT4.1 era útil indicar o nr de km's até ao final de percurso para decidir qual das alternativas escolher
    Tudo o resto muito bem conservado com belas surpresas como o Castro.
    Gostamos muito, vamos experimentar outros na região.