PR 4 Trilho dos Dolmens Serra Aboboreira - Baião

Photo ofPR 4 Trilho dos Dolmens Serra Aboboreira - Baião Photo ofPR 4 Trilho dos Dolmens Serra Aboboreira - Baião Photo ofPR 4 Trilho dos Dolmens Serra Aboboreira - Baião

April 17, 2022

•   5 3 Reviews

near Passos, Porto (Portugal)

Descrevemos um trilho realizado na serra da Aboboreira, no concelho de Baião com início no centro hípico e no centro de BTT de Baião, centros estes que se situam a cerca de três quilômetros do centro da vila.
O percurso vai percorrer a zona mais alta da Serra da Aboboreira, onde se encontram os principais exemplares do património arqueológico da serra.
O trilho visita as aldeias da Aboboreira e Almofrela, caracterizadas por uma arquitetura rural bem preservada e onde se pode testemunhar ainda o dia a dia vivido pelas populações desde há séculos. Este percurso, proporciona ainda magníficas panorâmicas sobre os vales do rio Tâmega e do rio Ovil e comunica no cimo da serra com os outros percursos da rede de Trilhos da Aboboreira.
Trata-se de um trilho de cariz cultural, paisagístico patrimonial, nomeadamente, arqueológico.
Durante o trilho não existem sombras, com exceção do ultimo troço, entre Almofrela e o Centro Hípico. Passamos por várias linhas de água e por fontes nas 2 aldeias.

Descrição do trilho
Carro estacionado perto do centro BTT e centro hípico.
Vemos as os painéis indicativos do PR4. Iniciamos o nosso trilha no sentido contrário ao dos ponteiro do relógio (aliás, como recomendado pela entidade promotora do PR). Entramos num caminho florestal em terra batida e iniciamos uma subida de declive ligeiro por vezes moderado.
Fomos apreciando as paisagens do Vale do Rio Ovil à nossa direita.
Ao km 1.6 vemos uma placa indicativa de turfeiras.
Infelizmente não existem placas indicativas dos dolmens e eles podem passar despercebidos.
Os Dolmens do Outeiro de Grego aparecem cerca de 1300 metros depois de passar o desvio para às turfeiras e o Dólmen de Outeiro de Ante surge cerca de 2000 metros do referido desvio.
Mais adiante visitamos a Senhora da Guia e as belas panorâmicas que vão até à Serra do Marão.
Dirigimos-nós então para Oeste e adiante observamos excelentes paisagens do Vale do Tâmega e podemos distinguir ao fundo, mais à direita, o Monte da Senhora da Graça, em Mondim de Basto.
Continuamos para Oeste até atingir a aldeia da Aboboreira. A partir daqui o trilho dirige-se para Sul e mais adiante atingimos a aldeia da Almofrela, uma aldeia um pouco maior que a anterior, onde fizemos uma paragem na Tasquinha do Fumo.
Daqui até ao Centro hípico, o trilho percorre antigos caminhos rurais, alguns deles, lajeados e rodeados por muito arvoredo.

Boas caminhadas

Photo ofInicio; estacionamento; painel indicativo Photo ofInicio; estacionamento; painel indicativo Photo ofInicio; estacionamento; painel indicativo

Inicio; estacionamento; painel indicativo

Cruzeiro

Linha de àgua

linha de água

PR indica à direita, mas nós continuamos em frente

Aldeia de Almofrela

Fonte

Tasquinha do Fumo

Centro Hípico

• Photo of manuela gil
    manuela gil May 22, 2022

Belo trilho, de que faz parte entrar na história de nossos longos antepassados.
    Grande parte do trilho ao sol

STrilhos May 22, 2022

Sim trilho interessante do ponto vista paisagístico cultural e histórico

• treks e bikes May 24, 2022

Trilho interessante, com visita a núcleos arqueológicos.
    Belas paisagens, com vista atá ao Monte Farinha.
    O inicio é perto do centro de BTT de Baião? Este trilho é possivel efetuar de cicicleta?

STrilhos May 24, 2022

O início do trilho até a Senhora da Guia é um estradao em terra batida. Depois tem um troço em pé posto não próprio para bicicletas. Adiante tem outro troço em terra batida. Por fim, entre Almofrela e o Centro Hípico o trilho não é próprio para bicicletas

• j.luis.ferreira.80 Dec 19, 2022

Belo trilho, cheio de interesse arquológico

STrilhos Dec 20, 2022

Obrigado pelo comentário e avaliação. Trata-se realmente de um trilho com visita a vários monumentos megalíticos.