PR 4 SMP - TRILHO DO AGUILHÃO - LOUREDO - SANTA MARTA DE PENAGUIÃO

Photo ofPR 4 SMP - TRILHO DO AGUILHÃO - LOUREDO - SANTA MARTA DE PENAGUIÃO Photo ofPR 4 SMP - TRILHO DO AGUILHÃO - LOUREDO - SANTA MARTA DE PENAGUIÃO Photo ofPR 4 SMP - TRILHO DO AGUILHÃO - LOUREDO - SANTA MARTA DE PENAGUIÃO

January 28, 2024
January 2024

near Louredo, Vila Real (Portugal)

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privados ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes . A descrição do percurso realizado a esta data da sua realização em que se deve ter em atenção que as condições do trilho descrito podem facilmente vir a alterar-se quer pelas condições meteorológicas quer pela mudança da vegetação quer por outros factores . O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência pessoal pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência do percurso aqui disponibilizado. DESCRIÇÃO DO PERCURSO: Circular, com 11,7 km ,sentido recomendado é dos ponteiros do relógio, com início/fim na igreja Paroquial de Louredo (Nossa Senhora da Purificação),moderado, pode ser feito em qualquer época do ano, no entanto na Primavera e Outono adquiri cores muito bonitas, este trilho tem muita sombra para os dias mais quentes. Todo o trilho com marcações nos dois sentidos e placas de informação excelentes, por caminhos rurais e florestais bem largos e limpos, um pouco de asfalto na passagem pelas povoações. Trillho paisagístico, cultural e patrimonial, com paisagens espectaculares. Esta zona é muito propícia a nevoeiro, o qual dificulta as maravilhosas vistas,com chuva o piso fica mais escorregadio, e no pico do calor esta zona tem altas temperaturas. Com a Igreja de Louredo no ponto de partida, o declive do solo nos convida a descer o caminho estreito de terra ,o qual permite um caminhar regular e fácil. Nas estações da Primavera, Verão, e princípio do Outono, durante o percurso encontramos muitas borboletas. À medida que vamos subindo surgem os cumes montanhosos sobreponde-se no horizonte que parece não ter fim. As riscas formadas pelos milhões de videiras desenham curvas de nível nas saliências e reentrâncias das encostas conferindo-lhe uma volumetria inigualável, um recorte e uma geometria singulares. Por entre as dobras das encostas surgem, quase irreais,pequenas habitações de xisto adornadas por patamares murado da mesma pedra. Por fim iniciamos a descida de novo até ao rio Aguilhão, para o acompanhar durante um par de km ,por perto perante a companhia de muitos castanheiros, carvalhais, pinheiro-bravo,medronheiros, freixo,salgueiros e muitas mais espécies .Uma flora rica em que atrai aves e insetos os quais dialogam com nós durante o trilho. PONTOS DE INTERESSE: 1 -Igreja de Nossa Senhora da Purificação, 2 - Ponte Romana, 3 - Capela Nosso Senhor dos Aflitos, 4 - Capela de Nossa Senhora de Fátima, 5 - Núcleo rural de Fiolhais, 6 - Núcleo rural de Paradela do Monte, 7 - Ponte sobre o rio Aguilhão. NOTA FINAL: RECOMENDO, principalmente na Primavera ou Outono, um dia sem nevoeiro,deve ser maravilhoso, muita variedade na natureza, pinheirais, carvalhais, vinhas,bastante castanheiros e medronheiros, um rio com queda de água, e no Verão talvez um desvio até à praia de Fontes .

Painel informativo do percurso

Pinheirais densos

Rio Aguilhão

Moinho em ruinas

Vistas sobre o rio, pormenor caminho

Carvalhal na margem do rio

Vistas sobre o rio

Linha de água, paisagens

Moinho em ruinas

Pormenor caminho, castanheiros

Espigueiro e casa antiga povoação de Fiolhais

Capela senhor dos Aflitos e queda de água