PR 4 Rota dos Caleiros

October 13, 2020
October 2020

near Almofala, Viseu (Portugal)

Local: Tondela
Nível de dificuldade: Fácil a moderado
Extensão: 8,2 km
Tipo de percurso: Circular e sinalizado
Inicio/Fim do percurso: Caramulinho (Coordenadas 40°32'55.2"N 8°12'06.7"W)

Melhor altura para ir: Qualquer altura do ano, ter em atenção em alturas de muito calor pois é exposto

O que levar para o caminho (Normalmente o que levo comigo):

- Mochila confortável
- Calçado e roupa adequada para as caminhadas
- Casaco impermeável em épocas de chuvas (Verificar sempre a meteorologia)
- Bastões de caminhada
- Comida e água
- Protetor solar, chapéu e óculos de sol
- Repelente de insectos
- Um saquinho para colocarem o vosso lixo
- Telemóvel para terem ajuda do GPS (não esquecer de ter mapa offline, muito importante para sítios com muita pouca rede ou nenhuma)
- Powerbank
- Kit de primeiros socorros

Este percurso é tranquilo de se fazer e serve para conhecer ali em volta do Caramulinho.

Começando no estacionamento do Caramulinho vamos entrar num estradão já com uma paisagem montanhosa onde se evidencia os penedos e, também, campos de pastagem.

Infelizmente temos presença de eólicas pelo caminho... mas sem problema, continua bonito. Entrando em caminhos antigos com várias partes em calçada onde podemos observar o trabalho árduo naquela serra pois notamos os rasgos das rodas das carroças na pedra.

Chegamos à primeira aldeia típica serrana, Aldeia de Jueus, casas de granito e alguns espigueiros destacam-se nesta pacata aldeia, atrás da capela de Jueus podemos apreciar um miradouro onde conseguimos ver a serra da Estrela ao longe.

Vamos seguir em estrada por breves metros até desviar-mos para um trilho de terra que nos leva ao Lugar Pedrogão com meia dúzia de casas.

Uns metros mais à frente vamos conseguir ver um Caleiro, que é um género de uma levada/aqueduto, que transporta a água até às pessoas para regarem os seus campos etc.

Pelo trilho seguimos sempre com uma paisagem bonita serrana até que chegamos ao desvio para a Mamoa das Laceiras, é um desvio que não vale a pena, pelo menos para mim não valeu a pena pois quando cheguei lá não deu para identificar a Mamoa até porque estava com muita vegetação a cobrir.

Continuando pelo percurso sempre pelos caminhos antigos e com a linda paisagem rochosa, já não falta muito para terminar, só nos falta chegar à base do Caramulinho e subir ao seu pico para apreciar a beleza desta serra.