PR 4 rota do carvão

August 10, 2020
August 2020

near Manteigas, Guarda (Portugal)

Em dia de muito calor, deixámos carro, às 7h00, junto ao observatório das Penhas Douradas mas foi um erro: devíamos tê-lo deixado junto à Casa do Seixo, nas Penhas, e assim teríamos evitado 1km de asfalto (isto é, uma zona facilmente visitável de carro).
A rota está, em geral, muito bem marcada e é espetacular, sobretudo entre a Casa do Seixo (Penhas) e a Charca do Perdigueiro, pouco depois da Nave da Mestra. A descida da Charca para o estradão é dura e tem de ser feita com cuidado. Depois são 4 km de estradão com belas vistas mas que fizemos na hora de maior calor. Ao chegar à “estrada florestal” (o acesso que todos os manteiguenses usam para aceder às Penhas Douradas) chamámos um táxi para nos levar até ao nosso carro - uma decisão acertada porque, às 13h00, a temperatura andava nos 39 graus e a ascensão às Penhas Douradas, sendo muito bonita, pode ser feita de carro - o resto do fantástico percurso da Rota do Carvão é que não...
Entre o curral do Martins e o estradão as marcações a tinta precisam de ser avivadas mas é muito difícil alguém perder-se com tantas mariolas, e tendo os matos ao longo da trilha sido recentemente cortados. Parabéns à "manteigas trilhos verdes"!