Activity

PR 4 Cercanias da Freita

Download

Trail photos

Photo ofPR 4 Cercanias da Freita Photo ofPR 4 Cercanias da Freita Photo ofPR 4 Cercanias da Freita

Author

Trail stats

Distance
6.72 mi
Elevation gain
1,650 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
1,650 ft
Max elevation
2,915 ft
TrailRank 
32
Min elevation
1,271 ft
Trail type
Loop
Time
3 hours 18 minutes
Coordinates
1982
Uploaded
December 9, 2018
Recorded
December 2018
Be the first to clap
Share

near Lourosa de Matos, Aveiro (Portugal)

Viewed 85 times, downloaded 15 times

Trail photos

Photo ofPR 4 Cercanias da Freita Photo ofPR 4 Cercanias da Freita Photo ofPR 4 Cercanias da Freita

Itinerary description

Pequena rota sempre a meia altura entre a serra e o vale.
O percurso inicia-se junto à capela de Stª. Maria do Monte, na freguesia de Stª. Eulália. Começamos a marcha rumando para sul, em direcção à Serra da Freita, através de um caminho que, partindo da capela, percorre o limite poente daquele lugar. Acompanhando o vale profundo do curso superior do rio Urtigosa, por entre castanheiros, carvalhos, pinheiros e eucaliptos, chegamos à aldeia da Ameixieira, com construções típicas de montanha, com telhados de lousa, algumas porém, em avançado estado de degradação.
Chegando ao topo da aldeia, atravessa-se a estrada de asfalto e por estreito carreiro atinge-se um estradão que se dirige ao lugar de Currais. Para se chegar aí, toma-se um caminho à direita, que sobe, primeiro, suavemente, e depois de passar o ribeiro, de forma mais acentuada, até atingir um estradão que se desenvolve pela curva de nível e se encaminha para os Viveiros da Granja. Deste estradão tem-se uma imponente panorâmica sobre o vale de Arouca ao fundo e sobre a Serra do Montemuro ao longe. Toma-se este estradão, à esquerda, até à antiga casa do guarda florestal e parque de merendas, envoltas no arvoredo cerrado e frondoso do chamado "Viveiro da Granja", rumando, de seguida, para Chão de Espinho. Daqui até à Granja é um pulo.
Depois de uns quinhentos metros de asfalto retomam-se os caminhos tradicionais e florestais. Volta-se a atravessar uma estrada de asfalto e inicia-se a descida para o vale de Arouca, em direcção ao pequeno povoado de Povos.

O caminho até esse povoado, inicialmente, por mata de pinheiro, atravessa soutos e manchas de carvalhos belas e aprazíveis, com sub-bosque extraordinário de azevinho e loureiro. Este é um dos recantos mais belos do percurso.

Depois de Povos continua-se por um estradão agradável até à Forcada. Admire-se o núcleo mais antigo desta aldeia, encavalitado num esporão sobranceiro ao vale, solarengo, estratégico, belo. Daqui até Stª Maria do Monte o percurso faz-se por caminhos antigos de rara beleza, campos em socalco, ribeiras... A aproximação à Capela faz-se pelas ruas antigas e estreitas desse lugar acolhedor e de gente hospitaleira.

Comments

    You can or this trail