Photo ofPR 4 ABL - Trilho da Pateira de Frossos e parte do PR 3 ABL - Trilho das cegonhas Photo ofPR 4 ABL - Trilho da Pateira de Frossos e parte do PR 3 ABL - Trilho das cegonhas Photo ofPR 4 ABL - Trilho da Pateira de Frossos e parte do PR 3 ABL - Trilho das cegonhas

May 9, 2021
May 2021

near Frossos, Aveiro (Portugal)

O percurso inicia-se junto do Pelourinho de Frossos na povoação de (Frossos) antiga sede Julgado e de Concelho. Este percurso pedestre permite uma visita à Pateira de Frossos, zona palustre de antigos arrozais que constitui um complexo mosaico agrícola, apresentando uma fauna e flora extremamente diversificada e que se reflete no elevado número de espécies de aves e pequenos mamíferos que utilizam sobretudo as sebes. Percurso muito fácil sem grandes desníveis de altitude, que saindo da povoação, segue até ao parque Boca do Carreiro (Frossos).
Aqui o percurso pedestre segue até Angeja.
Existe a possibilidade de ir até ao Parque do Areal, o regresso faz-se pelo mesmo caminho. Retomando o percurso no ponto anterior, o percurso pedestre segue por trilhos e caminhos agrícolas nas margens do Rio Vouga. Deixando o rio para trás e continuando em caminhos agrícolas chega-se ao Parque Boca do Carreiro. O final até a povoação é o mesmo que o inicial.

In https://www.cm-albergaria.pt/visitar/rotas-e-percursos

Almoçamos sandes de leitão da Casa dos Leitões de Angeja, junto ao parque do Areal, aconselhamos reserva se quiserem almoçar à mesa. O leitão é muito bom, bem servido, os funcionários muito simpáticos.

Depois do repasto não nos apeteceu voltar para casa, então seguimos o PR 3 Trilho das Cegonhas, que inicia ali mesmo no parque do Areal.
Como é um trilho de 23 km em forma de 8, apenas fizemos a primeira parte.
Apesar de este trilho se chamar das cegonhas, vimos muitas mais no trilho da pateira de Frossos.
A parte de regresso junto ao rio Vouga é muito má, muito ruído da fábrica Navigator, muito mau cheiro, enfim foi acelerar o passo para sair dali o mais rapidamente possível.

De resto foi um dia muito agradável, com uma primeira parte muito bonita, cheia de cegonhas, garças, águias.

Parque do Boca do Carreiro

Rio Vouga

Vila Francelina

Zona pântano

Posto de observação de aves