PR 3 TVD - Rota das Lapas

November 14, 2021
November 2021

near Monte Redondo, Lisboa (Portugal)

👍👍Trilho circular marcado. Muito agradável e fácil de fazer❤️❤️.

O início do percurso a partir das Lapas Grandes faz-se em direção a Matacães ou Monte Redondo.

Assim, se a sua opção é seguir em direção a Matacães, então passe a ponte romana e encontra a Capela de Santo António mesmo à sua frente. Segundo a lenda, costumava por ali brincar sob o olhar da sua ama o menino Fernando, filho dos marqueses de Penalva, antigos donos da Quinta das Lapas, o qual veio a falecer neste local, sem causa aparente, motivo que terá originado a construção da capela.

Continue em direção a Matacães e aviste eucaliptais, terras cultivadas, vinhas e pomares a confundirem-se numa paisagem rural e quase virgem a relembrar os tempos de infância e os cheiros das tardes soalheiras de domingo. Um pouco antes de chegar a Matacães, pode visitar um dos mais antigos santuários da Região, o Santuário do Senhor do Calvário.

Já em Matacães, pode avistar as casas seculares, as fontes e lavadouros, os moinhos ex-libris da região e a Fonte da Pipa, uma fonte que brota água há mais de um século.

Subimos aos moinhos eólicos, o ponto mais alto do percurso, prepare-se para passar um dos mais belos momentos do percurso. A uma altitude de 300m, depois de percorrer uma subida de 400 metros, pode avistar toda a zona oriental da região.

Quando começar a descer em direção a Monte Redondo, desfrute do silêncio e pare para ouvir uma ou outra ave de rapina à sua direita no Monte que dá nome à localidade.

Antes de deixar Monte Redondo, visite a Igreja do divino Espírito Santo. Diz a tradição que havia muito tempo que não chovia e a população fazia preces pedindo a intervenção Divina para que viesse chuva e, quando a procissão com o andor do Senhor do Bonfim ainda não tinha acabado de entrar na igreja, começou a chover torrencialmente.

(Informação do site - http://www.cm-tvedras.pt/atividade-fisica/percursos-pedestres/pr3-tvd/)