PR 3 TBR Trilho dos Currais - Serra do Gerês + desvio ao Vale da Teixeira

Photo ofPR 3 TBR Trilho dos Currais - Serra do Gerês + desvio ao Vale da Teixeira Photo ofPR 3 TBR Trilho dos Currais - Serra do Gerês + desvio ao Vale da Teixeira Photo ofPR 3 TBR Trilho dos Currais - Serra do Gerês + desvio ao Vale da Teixeira

February 19, 2022
February 2022

near Geres, Braga (Portugal)

PR 3 TBR Serra do Gerês trilho dos Currais + desvio ao Vale da Teixeira

O PR 3 é dos Percursos clássicos da Nossa Bela Serra do Gerês.
Quando fizemos este trilho decidimos fazer uma visita ao Vale da Teixeira. O ponto de partida e de chegada desta visita foi o Curral da Lomba do Vidoeiro.
Assim para efetuar o PR 3, segue o nosso trilho e chegando à Lomba do Vidoeiro, ignora o desvio.
O PR 3 tem como Pontos de maior interesse o Miradouro da Pedra Bela (um dos locais mais conhecidos do Gerês) e o Prado da Lomba do Vidoeiro.
Na maioria, o trilho percorre zonas arborizadas, atravessando belos bosques, permitindo bastante sombra em várias partes do percurso.
Excetuando a zona do planalto, em que a água é mais escassa, o trilho atravessa várias linhas de água e algumas fontes.
É um Trilho que exige um esforço na subida inicial. Excetuando a subida e descida final íngremes, que apresentam zonas escorregadias em dias húmidos, o percurso não revela outras dificuldades.

Descrição do Trilho
Estacionamos o carro no Parque de Estacionamento do Vidoeiro, na rua Tude de Sousa, perto da Churrasqueira do Parque, que se situa antes do Parque de Campismo do Vidoeiro.
Viramos à esquerda, entramos na estrada e logo apos a primeira curva à direita entramos no Parque de Merendas do Vidoeiro. Pouco depois passávamos na entrada no Parque de campismo do Vidoeiro/ Centro Educação Ambiental. 10 Metros depois subimos umas escadas à direita, voltando a entrar no Parque, continuamos por uma estrada secundária e viramos à esquerda. Depois de atravessar uma estrada asfaltada entramos num caminho florestal pela serra dentro. A subida inicial é bastante íngreme, numa zona densamente arborizada.
Inicialmente, progredimos por bosque constituído principalmente por pinheiros, mais adiante surgiram alguns vidoeiros e posteriormente, medronheiros. Também o caminho foi-se tornando mais estreito e piso irregular.
Tínhamos andado 2,2 Km quando desembocamos em novo caminho florestal em terra batida e viramos à esquerda. A partir daqui o nosso trilho é partilhado pelo GR 50 (etapa 13: Gerês-Ermida), que nos vai acompanhar durante 3,6 Km. A subida tornou-se menos inclinada e 1100 metros depois chegamos ao Belo prado da Lomba do Vidoeiro.
Fizemos uma pequena paragem neste aprazível local, aproveitamos para retemperar forças, depois da subida inicial, onde vencemos 540 metros de desnível positivo em 3,3 kms.
Fomos visitar a cabana, pequeno abrigo construído inteiramente em pedra, de estrutura em falsa cúpula, usada pelos pastores para se abrigarem enquanto guardam o gado. O Curral pertence à comunidade de Vilar da Veiga e está acompanhado de belas mariolas.
Aqui, no Prado decidimos fazer um desvio até ao Vale da Teixeira.
A referência para este caminho é exatamente uma grande mariola que se situa do lado direito. Podemos observar a mariola na fotografia associada ao 9º Ponto de Passagem. Chegando à mariola, identificamos facilmente o trilho que se encontra bem marcado por mariolas. Entramos no caminho de pé posto e pouco depois, atravessamos um ribeiro; iniciamos uma subida de desnível moderado até chegar ao topo da encosta, onde podemos disfrutar excelentes panorâmicas do vale da Teixeira, local de grande beleza.
Iniciamos a descida, em trilho sempre bem mariolado. Ao chegar perto do rio Camalhão (Rio Arado), viramos à direita, atravessamos o rio e um pouco à frente entroncamos no caminho principal que atravessa todo o Vale, desde a ponte do Arado até à portela do Chã da Freza. Este caminho permite-nos acesso ao Borrageiro e muitos outros locais do Gerês. Viramos para sul até ao Abrigo da Teixeira. Aqui, no abrigo, atravessamos o rio e por um caminho secundário atingimos o caminho de ida e novamente chegamos ao Curral da Lomba do Vidoeiro. Este caminho de ida e volta ao vale da Teixeira contabilizou 4100 metros no nosso GPS.
Continuamos o nosso trilho pelo PR 3. Estamos numa zona de planalto, onde se destacam os blocos de granito com belas formas, fruto da erosão e os bosques de belas espécies arbóreas. De vez em quando obtemos belas panorâmicas, quer sore os cumes do Gerês, quer sobre o Vale do Rio Cávado.
Passamos pelo Curral Carvalha das Éguas e 1200 metros adiante surge um cruzamento onde o GR 50 vira à esquerda e o PR 3 vira à direita. 400 metros mais à frente passamos pelo Curral da Espinheira, qua não se encontra identificado.
Adiante entramos numa estrada asfaltada em direção à Pedra Bela. Antes do Miradouro vemos do nosso lado direito o Posto de Vigia da Pedra Bela, uma Casa Florestal que possui uma bela torre de vigia.
Disfrutamos então das belas panorâmicas para Norte e Sul pelos vários Miradouros da Pedra Bela.
A seguir ao miradouro entramos num frondoso Bosque seguindo-se uma descida algo sinuosa.
À chegada à fonte do Curral do Gaio entramos numa estrada asfaltada à direita, mas logo asseguir sairmos por um caminho à esquerda. Continuamos a íngreme descida.
Quase 2 Km depois da saída da Pedra Bela aparecem as primeiras casas habitadas. O caminho torna-se calcetado e posteriormente, asfaltado. Mais à frente o PR 3 e o GR 50 voltam a cruzar-se.
O nosso Trilho continua por uma estrada secundária que percorre ao lado e a um nível mais elevado que a vila do Gerês, permitindo uma panorâmica sobre a mesma e umas centenas de metros à frente estamos de volta ao Parque de estacionamento.

Incluindo o desvio ao Vale da Teixeira, o nosso GPS marcou 15,85 km e 855 metros de desnível positivo.

Descrição oficial do Trilho:
O Trilho dos Currais percorre três currais: o Curral da Espinheira, o Curral da Carvalha das Éguas e o Curral da Lomba do Vidoeiro, numa área de singular beleza natural da Serra do Gerês.
Inserido no âmbito Cultural e Paisagístico, o Trilho dos Currais proporciona um contacto direto com o espírito e tradições comunitárias locais, a partir da organização silvo-pastoril na forma de vezeira. Esta prática comunitária, peculiar da Serra do Gerês, decorre de maio a setembro, sendo o gado bovino da comunidade encaminhado pelos caminhos carreteiros até à serra alta, onde se situam os currais. Os vezeiros - proprietários do gado - acompanham du-
rante dias ou semanas o gado consoante o número de cabeças que possuem, transportando os utensílios para a alimentação e estadia nas cabanas dos currais.
A manutenção destas estruturas comunitárias é assegurada anualmente. Todos os anos, previamente à subida do gado para a serra, no dia dos cubais, os proprietários limpam os caminhos carreteiros, arranjam as cabanas e as fontes.

Boas Caminhadas

Photo ofInício do trilho - parque de estacionamento do Vidoeiro Photo ofInício do trilho - parque de estacionamento do Vidoeiro Photo ofInício do trilho - parque de estacionamento do Vidoeiro

Início do trilho - parque de estacionamento do Vidoeiro

Seguimos pela estrada asfaltada mas 10 metros adiante entramos a Direita numas escadas

Photo ofCruzamento com estrada asfaltada continuamos pelo caminho de terra batida em frente Photo ofCruzamento com estrada asfaltada continuamos pelo caminho de terra batida em frente

Entroncamento - Interseção com o GR 50

Estrada florestal, viramos a esquerda Panorama com o Pé de Cabril ao fundo

Viramos à esquerda para o prado

PictographWilderness hut Altitude 3,058 ft

Curral e cabana Lomba do Vidoeiro

928 mts altitude

A Mariola grande à direita indica o inicio do trilho para o Vale da Teixeira

Ribeira

Vale da Teixeira

Ao fundo, o abrigo da Teixeira

Viramos à direita e atravessamos o rio

PictographWilderness hut Altitude 3,199 ft

Abrigo da Teixeira

PictographWilderness hut Altitude 3,061 ft
Photo ofCurral e cabana da Carvalha das Éguas Photo ofCurral e cabana da Carvalha das Éguas Photo ofCurral e cabana da Carvalha das Éguas

Curral e cabana da Carvalha das Éguas

O GR 50 vira à esquerda

Vira à esquerda

E entramos em estrada florestal em terra batida

Cruzamento

Cruzamento. Continuamos em frente e entramos em estrada asfaltada. Placa indica Pedra Bela a meio quilómetro

Miradouro novo da Pedra Bela

Miradouro velho Pedra Bela

Fonte do Curral do Gaio

Estrada asfaltada de acesso a casario

Interseção com GR 50

Saída de estrada calcetada e entrada em caminho rural

• treks e bikes May 24, 2022

Trilho interessante com belas paisagens, com subida e descidas ingremes, com alguma exigencia física.
    Interessante desvio para o Vale da Teixeira.
    A Pedra Bela é outro local a visitar.
    Trilho bem marcado

• Photo of STrilhos
    STrilhos May 24, 2022

O PR 3 é dos percursos mais bonitos do Gerez e esta ligação ao Vale da Teixeira torna o trilho mais interessante e faz ligação a outras zonas da Serra

• j.alesa Apr 29, 2024

excelente trilho, embora com uma subida desafiante. no desvio pata o vale da Teixeira é necessário o GPS. Belas fotografias.