PR 7 + PR 3 PNF TRILHO DAS MÓS - Penafiel

Photo ofPR 7 + PR 3 PNF TRILHO DAS MÓS - Penafiel Photo ofPR 7 + PR 3 PNF TRILHO DAS MÓS - Penafiel Photo ofPR 7 + PR 3 PNF TRILHO DAS MÓS - Penafiel

July 9, 2023
July 2023

•   5 3 Reviews

near São Julião, Porto (Portugal)

PR 7 + PR 3 PNF TRILHO DAS MÓS - Penafiel

Trilhos incluídos na rede de percursos pedestres do concelho de Penafiel.

Quem percorre o PR 7, ao chegar à Capela de S. Mateus vai entroncar com o PR 3 e poderá desta forma visitar os moinhos de Cabroelo, uma sucessão de moinhos do rio Mau, inseridos num belo bosque e com várias zonas de lazer e parques de merendas. Este conjunto de construções, recuperadas, intercaladas com várias pontes e pequenos conjunto de escadas formam um aprazível local de lazer e de pic-nic.

Estes PRs tem como principais pontos de interesse, para além dos moinhos de Cabroelo, o Alto do Calvário, a Capela de S. Mateus e a Igreja da Freguesia de Capela, e vários espigueiros espalhados pelas aldeias.
Para além das pontos de interesse, o PR permite algumas panorâmicas sobre as Serras mais próximas, Santa Iria, Banjas e Boneca.
O PR 7 utiliza caminhos florestais, caminhos agrícolas e utiliza de uma forma excessiva arruamentos das povoações por onde passa, o que torna a parte menos interessante deste PR.
Já o PR 3 utiliza na sua maior parte. caminhos rurais e florestais.
De um forma geral estão bem sinalizado, mas alguns cruzamentos podem gerar algumas dúvidas, pelo que aconselhamos o uso de GPS.
Efetuamos o trilho no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.

Descrição do percurso
Início do trilho no parque de merendas da freguesia de Capela.
Quem vem pela A4 e segue pela EN 319 em direcção à freguesia de Capela, 2,2 quilômetros antes de chegar ao centro da freguesia, se for com atenção vê uma indicação para o Parque de Merendas por uma rua calcetada à direita. Entra na rua da Bouça, passa pela rua do Parque e 600 metros adiante encontra o parque de merendas com um amplo parque de estacionamento.
Vemos um painel informativo, infelizmente partido por vandalismo e viramos logo num caminho à direita que passa encostado a piscina do referido parque.
Entramos num caminho florestal e vamos virando à esquerda. Caminhamos no meio de uma zona arborizada de eucaliptos que fornecem bastante sombra.
Progredimos por caminho florestal largo em terra batida e com piso bem consolidado.
Mais adiante surgem algumas clareiras e os eucaliptos misturam-se com acácias, alguns carvalhos e uma ou outra árvore de fruta.
Ao km 2,2 entramos numa estrada asfaltada, a sinalização está menos visível mas o trilho vira logo à direita por estrada calcetada a subir e com grande exposição solar.
Ao km 2,9 atravessamos outra estrada asfaltada e entramos em caminho secundário de início calcetado mas logo a seguir em terra batida, em direção aos moinhos de Cabroelo.
Km 3,8 vira à Esquerda por trilho muito estreito marcado por sinal que facilmente passa despercebido. Este é um caminho muito mais estreito que os utilizados até agora, e não próprio para bicicletas. O caminho dá acesso a propriedades agrícolas e durante algumas centenas de metros caminhamos no meio de campos cultivados.
O próximo ponto de Interesse é a Capela de S. Mateus onde o PR3 se junta ao PR 7 progridem juntos na interessante aldeia de Cabroelo durante 400 metros, ao fim dos quais o PR 3 vira à direita para visita dos já referidos moinhos de Cabroelo e os 2 PR voltam a entrecrzar novamente na mesma Capela de S. Mateus.
Seguimos depois para o alto do Calvário um interessante e reconstruído conjunto de Cruzeiros.
O PR continua por arruamentos das povoações e trilhos de terra batida, passa em frente à Igreja da Capela e continua por arruamentos até ao Nosso Ponto de partida.

Boas caminhadas

Photo ofparque de merendas da freguesia de Capela Photo ofparque de merendas da freguesia de Capela Photo ofparque de merendas da freguesia de Capela

parque de merendas da freguesia de Capela

Painel informativo

PictographLake Altitude 656 ft

Pormenor do caminho

Direita por estrada calcetada a subir

Photo ofAtravessamos estrada asfaltada e entramos em caminho secundário Photo ofAtravessamos estrada asfaltada e entramos em caminho secundário Photo ofAtravessamos estrada asfaltada e entramos em caminho secundário

Atravessamos estrada asfaltada e entramos em caminho secundário

Esquerda por trilho muito estreito

Pormenor do caminho

Alto do Calvário

• Photo of californiagymsama
    californiagymsama Jul 21, 2023

Excelente recorrido por un entorno rural magnifico
    Saludos compañero

STrilhos Jul 21, 2023

Gracias Californiagymsama por tu comentario y avaliacion.
    Un fuerte abrazo compañero

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Oct 8, 2023

Bonita ruta con varias sendas por un entorno rural. Un abrazo

STrilhos Oct 8, 2023

Obrigado Emílio pelo teu comentário e avaliação
    Um abraço amigo

• Photo of Jorditoms
    Jorditoms Dec 13, 2023

¡Qué experiencia tan increíble con STrilhos en el PR 7 PR 3 PNF TRILHO DAS MÓS en Penafiel! Las fotos no le hacen justicia a la belleza natural y la energía del lugar. La ruta es una mezcla perfecta de aventura y serenidad. Gracias a STrilhos, descubrí rincones impresionantes y aprendí detalles fascinantes sobre la zona. ¡Definitivamente, una experiencia para repetir! ¡Gracias, STrilhos, por compartir tu pasión por la naturaleza! 🌿✨ #AventurasConSTrilhos #PenafielMagico

STrilhos Dec 13, 2023

Muito obrigado Jorditoms pelo comentário e avaliação e pelas tuas amáveis palavras. Sim o percurso é muito interessante pois mistura natureza com pequenos povoados onde podemos absorver a sua cultura e os seus costumes