PR 3 Porto Furado (Montesinho)

September 22, 2021
September 2021

•   4.3 1 review

near Montezinho, Bragança (Portugal)

Local: Parque Natural de Montesinho (Bragança)
Nível de dificuldade: Moderado
Extensão: 7,8km
Tipo de percurso: Circular e sinalizado
Inicio/Fim do percurso: Aldeia de Montesinho (Coordenadas 41°56'21.3"N 6°45'53.8"W)
Melhor altura para ir: Recomendável fazer todo o ano, ter atenção aos dias de maior calor e de nevoeiro.

O que levar para o caminho:

- Mochila confortável
- Calçado e roupa adequada para as caminhadas
- Casaco impermeável em épocas de chuvas (Verificar sempre a meteorologia)
- Bastões de caminhada
- Comida e água
- Protetor solar, chapéu e óculos de sol
- Repelente de insetos
- Um saquinho para colocarem o vosso lixo
- Telemóvel para terem ajuda do GPS (não esquecer de ter mapa offline, muito importante para sítios com muita pouca rede ou nenhuma)
- Powerbank
- Kit de primeiros socorros

Começando na aldeia de Montesinho vamos subir uma rua até apanhar um estradão de terra batida.

Durante o primeiro km e meio podemos observar alguns prados e bosques de carvalhos, freixos e choupos.

Iremos depois deixar a parte com mais vegetação e vamos começar a caminhar na zona mais exposta e mais montanhosa do percurso.

Neste ponto temos uma paisagem extremamente bonita do qual vemos alguns montes com afloramentos graníticos no seu topo.

No km 3,5 chegamos ao ponto mais alto do percurso, desfruta da paisagem, aqui já conseguimos ver a Barragem de Serra Serrada.

De seguida vamos descer em direção à barragem para depois atravessá-la. Esta barragem foi construída nos anos 80 na ribeira das Andorinhas para o abastecimento de água a Bragança e para produção de energia elétrica.

Depois de passarmos a barragem iremos virar à esquerda e apanhar um trilho estreito descendo até passarmos numa ponte em pedra, a ponte de lastras, atravessando assim a ribeira das Andorinhas para o outro lado da margem.

De seguida vamos caminhar numa zona de mato mais densa até chegarmos a um penedo que parece estar cortado ao meio criando assim uma fenda onde iremos passar.

Depois de passar a fenda olha para o lado direito e desfruta de mais uma paisagem bonita deste percurso ao fundo podemos ver mais uma barragem, a barragem de Montesinho.

Continuamos a seguir o percurso descendo então em direção a aldeia de Montesinho. Faltando menos de 3 km é já nesta parte final que se encontra o Castro Curisco mas como não há informações no mapa do percurso onde fica este Castro não consegui ver onde era.

No km 7 temos mais uma ponte em pedra para atravessar continuando depois por um trilho estreito até que começamos a ver a aldeia de Montesinho. No fim aproveita dar uma voltinha pela aldeia pois é lindíssima!

• Photo of Nuno Leitao
    Nuno Leitao Nov 2, 2022

Muito Bonita e agradável.