Pr 3 Fisgas de Ermelo

October 8, 2020
October 2020

near Ermelo, Vila Real (Portugal)

Local: Mondim de Basto
Nível de dificuldade: Moderado
Extensão: 12.4 km (o meu ficou maior por causa dos desvios)
Tipo de percurso: Circular e sinalizado
Inicio/Fim do percurso: Ermelo (Coordenadas 41°21'38.6"N 7°53'20.9"W)

Melhor altura para ir: Qualquer altura do ano mas ter atenção na altura de calor pois é um percurso exposto

Fisgas de Ermelo, o sitio mais in neste lugar e que toda a gente conhece certo? Se não conheces mete na lista!

Começamos este percurso na aldeia de Ermelo junto à igreja paroquial, atravessamos a aldeia com as suas casas bonitas e arranjadinhas até que surge as famosas placas em xisto a desejar-nos as boas vindas a Ermelo e algumas frases "Ò rio Olo és uma joia a brilhar, relíquia da natureza temos de te conservar..."

Continuando o percurso mais à frente vamos virar para a esquerda e entrar numa estrada antiga entre muros e bosques, descendo até chegarmos ao leito da ribeira de Fervença onde temos uma ponte de madeira para atravessar e colocar-nos no outro lado da margem.

A partir daqui começa a nossa subida até Varzigueto, ainda é uma boa subida mas antes ainda temos muito para ver.

Seguimos o trilho de terra e quanto mais subimos mais extensa é a paisagem.

Chegamos a uma placa informativa, a Lomba do Bulhão que explica sobre a bacia hidrográfica do rio Olo e é o primeiro miradouro do percurso onde já podemos observar aquele vale e os desfiladeiros espetaculares à nossa frente com a cascata lá no fundo mas....o que mais receava, ver o sitio negro onde houve incêndio recentemente naquele lugar.

Continuando pelo percurso vamos em direção ao próximo ponto de interesse e para lá seguimos a subir pela encosta do vale sempre num trilho estreito e com paisagem sobre as Fisgas de Ermelo, é super lindo apesar do queimado.

Entretanto chegamos a um estradão que nos leva junto a um bosque de pinheiros, queimado.... até que chegamos ao miradouro das Fisgas de Ermelo, local onde podemos apreciar e ouvir as cascatas com as suas lagoas.

Depois seguimos ainda a subir por um trilho onde aqui já temos mais pedra aos nossos pés até chegar ao desvio para as piocas de cima, seguindo o desvio vamos dar as lagoas onde se pode refrescar nas alturas de verão.

Após as piocas de cima temos que voltar atrás e continuar o percurso, já não falta muito para chegar à aldeia de Varzigueto, até lá acompanhamos lado a lado o rio Olo.

Pelo caminho temos um moinho antigo o que significa que estamos perto da civilização...começamos a ver as primeiras casas e por sorte apanhamos um rebanho de cabras com o pastor e os seus cães, é sempre giro ver os animais nos trilhos.

Mais à frente quando estávamos a percorrer a aldeia vemos dois burros tão lindos e estava lá o seu dono, claro que ficamos à conversa. Na aldeia aproveitem para descansar e comer na Taberna Martins.

Depois do descanso vamos continuar o percurso seguindo pela estrada e apreciando os campos agrícolas da aldeia até que vejo umas vaquinhas maronesas e o seu pastor sentado enquanto elas pastavam.

Ufa agora é a descer o percurso com uma parte ou outra a subir um bocadinho mas nada de mais, seguimos do lado oposto do rio Olo por entre bosques até chegarmos ao próximo miradouro, a Cancela do miradouro com vista para o Monte Farinha onde no topo tem a Ermida de Nossa Senhora da Graça.

Continuando a descer vamos ter o ultimo miradouro do percurso, outro miradouro para as fisgas mas noutra perspectiva mas também com uma paisagem maravilhosa.

Vamos continuar a descer pelo trilho de terra até fazermos o desvio para as piocas de baixo, é uma bela descida para depois termos que voltar a subir para voltar ao percurso, mas façam o desvio pois vale a pena ver a lagoa e atá refrescar lá.

Já não falta muito para chegar a Ermelo, o resto do percurso apanhamos zonas muito mais verdejantes e húmidas com muros cheios de musgo, temos mais uma ponte de madeira, a ponte da Abelheira, para nos ajudar atravessar por cima do rio Olo para o outro lado da margem e aqui temos mais uma ultima e pequena subida até que começamos a ver as primeiras casas da aldeia de Ermelo e assim terminou um lindo percurso.