Activity

PR 2 Trilho dos Três Rios -ABL

Download

Trail photos

Photo ofPR 2 Trilho dos Três Rios -ABL Photo ofPR 2 Trilho dos Três Rios -ABL Photo ofPR 2 Trilho dos Três Rios -ABL

Author

Trail stats

Distance
10.02 mi
Elevation gain
1,368 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,368 ft
Max elevation
1,027 ft
TrailRank 
34
Min elevation
186 ft
Trail type
Loop
Moving time
3 hours 56 minutes
Time
4 hours 30 minutes
Coordinates
2944
Uploaded
May 21, 2020
Recorded
May 2020
Be the first to clap
Share

near Ribeira de Fráguas, Aveiro (Portugal)

Viewed 140 times, downloaded 3 times

Trail photos

Photo ofPR 2 Trilho dos Três Rios -ABL Photo ofPR 2 Trilho dos Três Rios -ABL Photo ofPR 2 Trilho dos Três Rios -ABL

Itinerary description

Um bonito trilho para os dias quentes, pois sombras não faltam, para além de termos sempre o som da água correndo e a frescura das muitas árvores que por ali proliferam.
Os primeiros documentos que se referem a esta freguesia datam dos finais do século XI, surgindo tanto Fráguas (Frauegas) como Telhadela.

"Ribeira de Fráguas pertenceu ao concelho de Pinheiro da Bemposta, extinto em 24 de Outubro de 1855, passando então a integrar o concelho de Albergaria-a-Velha.

A exploração mineira é ancestral na freguesia, tendo sido no século XIX que ela se intensificou, designadamente as minas do Coval da Mó e Volta de Telhadela, nas quais se extraía cobre e chumbo. Em 1744, os ingleses descobriram as minas do Palhal. A tradição conta que continham vestígios de indústria metalúrgica, do tempo dos mouros. Em 1796, foram abandonadas devido a uma cheia do rio Caima. Em meados do século XIX foram exploradas pela Companhia Lusitana de Mineração, produzindo cobre, galena de chumbo, blenda, níquel, cobalto e alguma prata.

Em termos de património natural, trata-se de um local de beleza contagiante, donde ressaltam os seus vales cultivados sobre um fundo verde, fruto das vastas áreas florestais.

O topónimo Fráguas, indica-nos fornos ou fornalhas, onde eram separados o minério da escória."

O Caima é um rio português que nasce na Serra da Freita, na freguesia de Albergaria da Serra, a uma altitude de cerca de mil metros. Pouco depois da sua nascente, este forma uma queda de água com mais de sessenta metros de altura, que dá pelo nome de Frecha da Mizarela. No seu percurso, passa por Vale de Cambra, atravessa os concelhos de Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha, indo desaguar na margem direita do Vouga, junto da povoação da Sernada do Vouga.

Vilarinho de São Roque é uma aldeia que pertence à freguesia da Ribeira de Fráguas, concelho de Albergaria-a-Velha. É a aldeia mais serrana e interiorizada do concelho. Boa parte da sua estrutura urbana está situada numa encosta virada a nascente. O rio Fílveda moldou de forma bastante dura, a orografia da região, por exemplo a montante, nos Pisões, e na aldeia, a área do Regatinho.[1]

A espaço territorial na qual Vilarinho têm influência direta confina a norte com a freguesia de Palmaz, (Oliveira de Azeméis) e nascente com a freguesia de Silva Escura, (Sever do Vouga).
Fonte; Wikipédia

Waypoints

PictographPhoto Altitude 309 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 491 ft
Photo ofPhoto

Photo

Comments

    You can or this trail