PR 2 Levada do Piscaredo

October 6, 2020
October 2020

•   5 3 Reviews

near Mondim de Basto, Vila Real (Portugal)

Local: Mondim de Basto
Nível de dificuldade: Fácil
Extensão: 8.8 km
Tipo de percurso: Linear e sinalizado
Inicio/Fim do percurso: Parque Urbano Municipal de Mondim de Basto (Coordenadas 41°24'36.6"N 7°57'25.2"W) ou então apanhar um táxi até Pedreira (Coordenadas 41°24'04.2"N 7°54'00.5"W ) e ir depois a pé num estradão para o ponto inicial Lugar das Mestras ou transfer de @portrilhosdebasto que é um jipe e leva-vos até ao Lugar das Mestras

Melhor altura para ir: Qualquer altura do ano mas ter atenção na época de chuva na zona da levada torna-se escorregadio e certos pontos da levada pode transbordar água.

Um percurso maravilhoso para se fazer nesta vila, apesar de ser linear como é um percurso fácil podem fazer ida e volta sem problemas ou se desejam só fazer num sentido basta pedir transfer de @portrilhosdebasto .

Eu comecei o percurso no Parque Urbano Municipal de Mondim de Basto passando pelo jardim a dentro até chegar junto aos Bombeiros e da Escola seguindo pela estrada entre esses edifícios até chegar a uma parte de trás de uns prédios e a partir daqui vamos entrar numa zona mais rural com caminhos tradicionais.

Depois apanhamos alguns caminhos de terra abatida atravessando bosques até chegar a um pequeno lugar com casas rústicas e onde tem os Moinhos do Piscaredo e mais à frente o Lavadouro do Piscaredo.
Tanto os moinhos como o lavadouro tem o aproveitamento da levada que leva a água até eles.

Agora vamos atravessar uma estrada e apanhar a levada onde vamos acompanhá-la lado a lado até ao fim do percurso.

É um corredor longo do qual percorremos sempre ao som da água da levada onde à nossa volta o verde dos bosques de carvalhos, sobreiros, freixos, pinheiros (e eucaliptos na parte inicial) é projetado para os nossos olhos e por vezes apanhamos um gênero de um miradouro para uma vista ao lado sobre os montes.

Adoro este tipo de percursos assim, é muito bonito não acham???

Chegamos a uma parte do trilho onde tem uma ponte de madeira e uma parte da levada onde faz o aproveitamento da ribeira velha, aqui tem uma pequena queda de água e uma lagoazita para apreciar.

Continuando este lindo corredor com a levada e sempre acompanhada por bosques à volta, já não falta muito para chegar à parte final do percurso.

O percurso começou a ficar mais exposto mais para o fim e já dava para ver o rio cabril lá em baixo.

Estamos a chegar ao açude das mestras e para lá chegar atravessamos umas poldras por onde passa o rio cabril e chegamos ao sitio onde tem um moinho antigo e onde começa a levada do Piscaredo.

Infelizmente perdi fotografias deste sitio pois o meu tlm já andava maluco não gravava as fotografias por vezes.

A empresa @portrilhosdebasto ajudou-me depois no transfer para voltar para Mondim de Basto.

Para os mais curiosos a levada foi construída por volta do séc. XIII, devido à falta de água para a irrigação dos campos levando vários homens a percorreram durante 4 meses pelo menos para chegar até às Mestras e ao Rio Cabril a partir dai foram construindo a levada até Mondim de Basto. Inicialmente a levada era de terra batida até que por volta dos anos 1600/1601 foi reconstruída com granito.

• Photo of Mário Cabral

Obrigada 🤗

• Photo of Os Pés do Caminho
    Os Pés do Caminho Oct 4, 2021

Um dos mais belos trilhos do Norte de Portugal. Combina beleza natural, interesse histórico, e alguns detalhes de engenharia hidráulica notáveis. Altamente recomendável. De preferência fazer no sentido descendente a terminar em Mondim.

• Photo of Fernando Babo
    Fernando Babo Apr 15, 2022

Trilho muito bom de fazer,natureza pura,pena ser linear, muita sombra, recomendo este percurso.

• jimmaestro Apr 20, 2022

A lovely walk with the joy of finding our first Serapias orchids in our visit to Portugal.