Pr 17 Trilho da Peneda

August 22, 2020
August 2020

•   4.3 1 review

near Senhora da Peneda, Viana do Castelo (Portugal)

Local: Parque Nacional Peneda-Gerês
Nível de dificuldade: Moderado
Extensão: 10 km
Tipo de percurso: Circular e sinalizado
Inicio/Fim do percurso: Senhora da Peneda (Coordenadas 41°58'30.1"N 8°13'20.8"W )

Melhor altura para ir: Qualquer altura do ano, ter atenção aos dias de muito calor por ser um trilho maioritariamente exposto e aos dias de nevoeiro/neve pode retirar visibilidade das marcações.

Sim acho que já viram que sou uma apaixonada pelo nosso parque nacional ahaha e muitas pessoas pensam que moro no norte, mas nãooooo.... sou de Lisboa eheehe, sempre que posso estou enfiada no norte.

Bem vamos lá falar sobre este percursoooo, mais um bastante giro para fazerem. Eu comecei no estacionamento de baixo onde tem os cafés/restaurantes, o percurso começa no estacionamento de cima.

Primeira parte do trilho segue-se por estrada antes de começar a subir pelo trilho em calçada. Quando já estávamos a chegar a esse ponto do trilho atrás de nós ia uma senhora de preto a conduzir a sua vaquinha, havia uma parte do trilho que seguia uma GR por um carreiro mais a baixo e de repente oiço a senhora a gritar, ela não falava.... a fala dela era por sons apenas.

Como entendi que ela pensava que estávamos a seguir a GR estava a indicar que íamos mal mas eu depois apontei para onde íamos, íamos dar a voltinha circular ali por cima e ela ai percebeu e continuo o seu caminho com a sua companheira que estava à sua espera no carreiro mais a baixo.

Chegamos à calçada secular...esta guia-nos lá para cima até a uma cota de 1100 metros, sempre a subir. A paisagem pelo trilho é brutal, uma paisagem bruta, aqueles montes, aqueles penedos...tudo é lindo e o tempo estava limpo com aquele céu azul carregado, um dia perfeito para este percurso.

Vejo vestígios de lobo pelo percurso, havia dejetos deles... mas imensos, eu nunca tinha visto tantos num só trilho feito neste parque nacional até a esta data, era incrível se pudesse ver um deles ao vivo...até hoje apenas só os ouvi.

Chegamos a um dos pontos mais alto do percurso, a subida acabou, a vista é perfeita mas não apreciei como deve ser pois havia um grupo que estava a rezar portanto não quis incomodar muito.

Vamos lá continuar o percurso, agora é descer em direção à Branda de Bouças dos Homens um pequeno aldeamento. Neste lado da serra a paisagem já é diferente, ao fundo avista-se um parque eólico, ao lado tem a aldeia com os seus terrenos agrícolas...foi uma mudança enorme mas é bonito na mesma.

Continuamos pelo carreiro até chegar a estrada que liga á aldeia, a visita não se concretiza porque o percurso não passa lá.

Avistamos uma ponte e é aqui que fazemos o nosso desvio para a esquerda, mais um caminho secular e mais uma subida que será a ultima até às faldas da Penameda, um dos picos mais altos dali da serra. A paisagem muda de novo, tudo muito bruto com os seus penedos, estou adorar este percurso.

No fim da subida vemos uma enorme paisagem sobre um vale e ao fundo já conseguimos ver o lado artificial, conhecido por Pântano no lugar Chã do Monte.

Vamos lá descerrrrrr, até porque estávamos com curiosidade em ver este lago artificial. Chegando lá....estava imensas pessoas por lá, não sabia que era um sitio muito visitado. Paramos para comer e repor energias e apreciar as vistas, mas o barulho era muito....

Este lago é uma represa que antes servia como mini hídrica para fornecer eletricidade à aldeia da Peneda.

Bem segue a ultima descida do trilho e que descida ui...no inicio é soft em caminhos maioritariamente em pedra e uau que lindo penedo este, sem duvida que é a Fraga da Meadinha.

Quando estão a chegar a Peneda por cima do santuário vêm aquele penedo enorme, é essa mesmo, a fraga também é muito procurada por escaladores.

A partir daqui simmm... a descida tem um declive maior, numa calçada secular em ziguezague e com chuva acredito que não é famoso descer por aqui, o joelho até sofreu de tanto fazer força para travar.

Mas já estamos acabar o percurso, a descida termina junto ao santuário da Senhora da Peneda. Podem aproveitar para visitar e dar mais uma voltinha pois é um sitio muito bonito.

• Michael Horta Mar 18, 2023

Landschaftlich unbeschreiblich schön. Die Pfade sind zum Teil sehr steinig und schwer zu gehen