Photo ofPR 15 Arouca - Viagem à Pré-História (com partida do Parque Fluvial de Albergaria da Serra) PT/EN Photo ofPR 15 Arouca - Viagem à Pré-História (com partida do Parque Fluvial de Albergaria da Serra) PT/EN Photo ofPR 15 Arouca - Viagem à Pré-História (com partida do Parque Fluvial de Albergaria da Serra) PT/EN

September 13, 2020
September 2020

near Albergaria das Cabras, Aveiro (Portugal)

PR 15 ARC - Viagem à Pré-História (Serra da Freita, Arouca)
Com partida do Parque Fluvial de Albergaria da Serra

PT
O PR 15 Viagem às pré-história surpreendeu. Não estava à espera, depois de considerar o trilho do São Pedro Velho um dos mais bonitos da Serra da Freita, que este concorresse pelo lugar no pódio.
Começámos de manhãzinha, pelas 8h30/9h00 o trilho, não no local habitual (Parque de Campismo do Merujal) mas sim na praia fluvial perto do miradouro da Frecha da Mizarela. O trilho começou em direção às aldeia de Castanheira, sempre a descer. Ao chegar a esta aldeia, cuidado ao seguir o caminho, uma vez que o trilho é um pouco confuso à saída da aldeia. Este é um dos pontos mais baixo e a partir daí é sempre a subir ligeiramente até à estrada.

Quando se chega à estrada, a paisagem muda. Começa o seco e granítico caminho. É um saltinho até às grande planície que nos leva até à Portela da Anta. Antes de lá chegar, era hora de almoçar e as árvores a meio do caminho deram um ótimo descanso para almoço.

Retomada a caminhada, passámos as Pedras Boroas e fomos em direção a Albergaria da serra. Este caminho em especial é extremamente bonito. A chegada a Albergaria da Serra já tinha um cheirinho a trilho completo. No entanto, muito ainda estava pela frente. Ainda tínhamos de passar pelo parque de campismo e pela aldeia do Merujal. Quando se sai da aldeia e se chega à estrada, atenção ao local onde cortar às esquerda.

Atenção também aos cães soltos. Podem ser traiçoeiros.

Fotos deste e outros trilhos aqui: https://instagram.com/ruilebre.

Classificação:
Trilho - Fácil, no entanto avaliei de moderado no Wikiloc pela distância
Avaliação de beleza - 10 de 10

Se seguir e gostar deste trilho, deixe um comentário ou uma review!

Trilho oficial de Arouca disponível aqui: http://aroucageopark.pt/

EN
Photos of this trail and more here: https://instagram.com/ruilebre.

Classification:
Easy, although I evaluated as Moderate on Wikiloc because of the distance
Beauty rating - 10 out of 10

Let me know in the comments or make a review if you followed and loved this trail!

Official trail available here: http://aroucageopark.pt/

PictographPark Altitude 3,188 ft
Photo ofParque Fluvial de Albergaria da Serra Photo ofParque Fluvial de Albergaria da Serra Photo ofParque Fluvial de Albergaria da Serra

Parque Fluvial de Albergaria da Serra

Parque Fluvial de Albergaria da Serra EN: Parking available PT: Estacionamento disponível

Interceção / Interception

EN: Start the trail going WEST and turn left when the sign is visible PT: Começar o trilho em direção a oeste e virar à esquerda quando o sinal estiver visivel

Transito rural / Rural traffic

Cabaços Town

Vista da aldeia de Cabaços

Vew of the Cabaços town

Photo ofVista da próxima aldeia (Castanheira) e do radar meteorologico Photo ofVista da próxima aldeia (Castanheira) e do radar meteorologico

Vista da próxima aldeia (Castanheira) e do radar meteorologico

Panoramic view of Castanheira and weather radar

Chegada a Castanheira

Arrival to Castanheira

Castanheira - Follow this direction (turn right at the rounded wall; if you go forward, you'll be on the wrong way)

Correct direction

Panoramic

Interceção com a estrada

Interception with the road

Caminho na montanha

Path in the mountain

Photo ofNesta interceção, vire à direita e depois da rocha à esquerda Photo ofNesta interceção, vire à direita e depois da rocha à esquerda

Nesta interceção, vire à direita e depois da rocha à esquerda

On this interception, turn right and then left after the rock

Chegada a Albergaria da Serra

Exit of the Merujal town

Panoramic of Merujal

Follow the road

Follow the road but pay attention to the existing trails/signs at your left. We followed the road but had to turn on the opposite direction

Chegada a Albergaria da Serra pela segunda vez

Arrival to Albergaria da Serra for the second time

Saída da aldeia de Albergaria da Serra

Exit of the Albergaria da Serra town

Virar à direita ao fundo da rua

Turn right at the end of the street

End of the trail in the river beach

• Photo of rLebre
    rLebre Sep 14, 2020

Let me know if you followed this trail and liked it!