Pr 13 + Pr 14 Arouca (Covelo de Paivô-Regoufe-Drave)

Photo ofPr 13 + Pr 14 Arouca (Covelo de Paivô-Regoufe-Drave) Photo ofPr 13 + Pr 14 Arouca (Covelo de Paivô-Regoufe-Drave) Photo ofPr 13 + Pr 14 Arouca (Covelo de Paivô-Regoufe-Drave)

2015
February 24, 2014
February 2014

near Covelo de Paivô, Aveiro (Portugal)

Pr 13 + Pr 14 Arouca (Covelo de Paivô-Regoufe-Drave)

União de dois percursos pedestres (PR 13 e PR 14) em Arouca.
(PR 13 - Na Senda do Paivô)
Partindo da aldeia de Covelo de Paivô junto à Igreja, logo deparamos com uma subida íngreme. Caminha-mos sobre grandes lages onde são bem visíveis marcas provocadas pelo desgaste deixado pela passagem dos carros de bois. À nossa direita acompanha-nos uma paisagem avassaladora.
Ao fim de cerca de 4 kms, chegamos à aldeia de Regoufe. Ao cimo desta, encontram-se as minas de volfrâmio abandonadas, local de algum interesse para visitar.
(PR 14 - Aldeia Mágica)
Se não as quiser visitar, apenas atravesse a aldeia e passe a ribeira de Regoufe pela ponte de pedra.
Uma subida de elevada inclinação sobre calhaus soltos, passando por carvalhos, eucaliptos, pinheiros e castanheiros. No topo desta subida, a imensidão da paisagem é deslumbrante.
Aqui virar à esquerda. As vistas do lado direito,nunca saturam o olhar.
Ao fim de algum tempo avistará a aldeia desabitada (não abandonada) de Drave, incrustado num vale entre a Serra da Freita e a Serra de São Macário. Vale a pena percorrer as ruinas desta aldeia mítica, onde poderá também apreciar uma bela perspetiva do vale do Paivô.
A confluência de três ribeiros - Palhais, Ribeirinho e Ribeiro da Bouça - juntam-se no fundo desta povoação dando origem ao Rio de Drave.
Em dias de calor, permite um belo banho refrescante.
O percurso de volta é feito pelo mesmo caminho.
Ficou a vontade de experimentar um percurso alternativo, um recente estradão que começa no topo (depois da subida vindo da aldeia de Ragoufe), para uma subida ainda mais íngreme que a anterior, que nos conduzem ao Portal do Inferno, e permite que parte do percurso não se repita.

• Photo of ANTÓNIO SOUSA
    ANTÓNIO SOUSA Jun 20, 2021

Percurso espectacular, bem sinalizado, paisagens lindíssimas.