PR 11 Caminho histórico de Castelo Novo

Photo ofPR 11 Caminho histórico de Castelo Novo Photo ofPR 11 Caminho histórico de Castelo Novo Photo ofPR 11 Caminho histórico de Castelo Novo

47 minutes
May 28, 2021
May 2021

•   4.3 1 review

near Castelo Novo, Castelo Branco (Portugal)

Local: Castelo Novo (Castelo Branco)
Nível de dificuldade: Fácil
Extensão: 2,7 km
Tipo de percurso: Circular e sinalizado
Inicio/Fim do percurso: Castelo Novo (Coordenadas 40°04'41.7"N 7°29'47.6"W)
Melhor altura para ir: Recomendável fazer todo o ano

Iniciamos este percurso junto à igreja paroquial de Castelo Novo e vamos descer em direção à ribeira de Alpreade.

Pelo caminho começamos a desfrutar da paisagem em volta que se destaca para a serra da Gardunha.

Seguimos depois pela margem da ribeira num trilho mais fechado e verdejante até voltarmos a subir e chegar ao próximo ponto de interesse, Cabeço da Forca, um penedo granítico onde supostamente tem duas caveiras cravadas (mas não vi, por isso que gosto de ter sempre o panfleto dos percursos em papel para estar informado do que vou apanhando pelo caminho, porque no Cabeço não tinha informação).

Depois do penedo iremos percorrer as ruas estreitas de Castelo novo durante quase 1km e apreciar as casas típicas de granito até chegarmos à fábrica das águas do Alardo.

Faltando poucos metros para terminar este percurso voltamos a entrar de novo nas ruas bonitas de Castelo Novo contornando depois o castelo, passando pelo pelourinho e voltar ao ponto de inicio do percurso.

No fim aproveita para visitar o castelo.

PictographInformation point Altitude 2,293 ft

• Bernardino M Silva May 28, 2023

Fácil de fazer, bem sinalizado após encontrar o cartaz que se encontra perto do castelo, muito bonito