PR 1 Percurso pedestre da Quinta Nova

Photo ofPR 1 Percurso pedestre da Quinta Nova Photo ofPR 1 Percurso pedestre da Quinta Nova Photo ofPR 1 Percurso pedestre da Quinta Nova

September 22, 2021
September 2021

near Chanceleiros, Vila Real (Portugal)

Local: Covas do Douro (Sabrosa)
Nível de dificuldade: Moderado
Extensão: 5,7km
Tipo de percurso: Circular e sinalizado
Inicio/Fim do percurso: Hotel da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo (Coordenadas 41°09'43.2"N 7°35'44.8"W)
Melhor altura para ir: Recomendável fazer todo o ano, principalmente na altura das vindimas e ter atenção nos dias de maior calor.

O que levar para o caminho:

- Mochila confortável
- Calçado e roupa adequada para as caminhadas
- Casaco impermeável em épocas de chuvas (Verificar sempre a meteorologia)
- Bastões de caminhada
- Comida e água
- Protetor solar, chapéu e óculos de sol
- Repelente de insetos
- Um saquinho para colocarem o vosso lixo
- Telemóvel para terem ajuda do GPS (não esquecer de ter mapa offline, muito importante para sítios com muita pouca rede ou nenhuma)
- Powerbank
- Kit de primeiros socorros

Pela primeira vez estive no Alto Douro Vinhateiro e para conhecer este pedaço de paraíso ao pesquisar fui dar à Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, uma quinta com 120 maravilhosos hectares, um hotel e um restaurante.

E dentro da quinta tem um percurso pedestre privado com 3 variantes, a que eu fiz que é a principal o PR1 tem 5,7km, o PR1.1 com 0,6km e o PR1.2 com 1,1km.

Os percursos são livres para fazer, basta entrar na receção do hotel para pedir o mapa e informações.

Bem como sempre faço tudo ao contrário então eu comecei o percurso no sentido contrário que indicam, preferi dessa forma.

Começando então o percurso que vai prosseguindo a descer pelo caminho de terra batida para depois virar à direita em direção ao lagar de azeite.

De seguida começa a subida passando pelo laranjal e pelo pomar áfrica.

Depois do pomar áfrica durante 2km o percurso segue com subidas e descidas por terra batida até chegar ao pomar romano.

Espera que ainda não falei da paisagem...durante a caminhada vamos desfrutando das maravilhosas paisagens sobre o rio douro e dos famosos escadórios de socalcos cobertos de vinhas, é incrivelmente belo.

Depois começa a descida até ao ponto mais baixo do percurso onde iremos estar mais perto da linha de comboio e do rio douro.

Já disse que as paisagens são espetacularmente belas? Se já disse, repito de novo =D.

No ponto mais baixo do percurso é possível observar uma capela, a capela de Nossa Senhora do Carmo que se situa num socalco mais a baixo.

Já faltando menos de 1 km para terminar o percurso iremos entrar numa subida suave em estrada de terra batida e sempre com paisagem sobre o rio douro até voltar ao hotel.

Só tive pena de não ter calhado num dia em que estivessem a fazer vindimas, tive mesmo azar pois fizeram no dia anterior e queria muito observar.
Mas pronto não faz mal, adorei fazer na mesma.