PR 1 MDB - CAMINHOS DA NOSSA SENHORA DA GRAÇA - MONDIM DE BASTO

Photo ofPR 1 MDB - CAMINHOS DA NOSSA SENHORA DA GRAÇA - MONDIM DE BASTO Photo ofPR 1 MDB - CAMINHOS DA NOSSA SENHORA DA GRAÇA - MONDIM DE BASTO Photo ofPR 1 MDB - CAMINHOS DA NOSSA SENHORA DA GRAÇA - MONDIM DE BASTO

December 31, 2022
December 2022

near Mondim de Basto, Vila Real (Portugal)

Este PR é LINEAR, de 6,1 km (12,2km), com marcações e informações, com inicio na zona verde no centro de Mondim de Basto onde existe a placa de informação junto ao posto de turismo. O caminho é quase todo em calçada Medieval, e muito pouco em alcatrão e paralelos, só mesmo na travessia das estradas e em passagem por povoações. É sempre a subir o qual requer algo de fisico,não aconselho no Verão, devido ao calor e no Inverno é ter em atenção o vento no cimo do monte Farinha e as calçadas com água podem ser escorregadias. O percurso vai em direção à praça de Vila Cova passando em frente à Câmara Municipal e desta ao parque florestal subindo pelo caminho antigo em direcção à Serra. Um caminho muito antigo que ainda hoje é utilizado pelos peregrinos para chegar ao alto do monte Farinha, local de grande devoção e espiritualidade. Com cerca de 1000 m de altitude é o exilibris de Mondim onde não faltam zonas para bons miradouros. Este é um caminho de fé e de sacrifício de agradecimento à N.S.da Graça pelas graças concebidas.Existem inúmeros vestígios do passado com alguns troços em calçada Medieval o Castro de Crastoeiro a estação rupestre e o próprio santuário. Com o desvio ao Castro Crastoeiro fiz um total de 7 km = 14 km.

Parque de Mondim

Interseção

Muros em pedrinhas

Sra Graça no alto do monte farinha

PictographReligious site Altitude 1,130 ft

Placa informação e jardim

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Oct 9, 2023

Olá Fernando! Depois de muitas caminhadas a olhar para o Monte Farinha como referência geográfica, finalmente decidi subir as suas encostas. Optei pelo traçado antigo, circular, ainda que tal opção me tenha feito caminhar bastante sobre asfalto. No entanto, no seu todo este revelou-se um trilho muito interessante, com locais excelentes para se visitar e vistas panorâmicas de 360º, fenomenais, no santuário da Srª da Graça. A tua partilha foi-me particularmente útil, assim como os pontos de interesse assinalados e respetiva descrição, pelos quais te agradeço. Abraço e continuação de ótimas caminhadas!

• Photo of Fernando Babo
    Fernando Babo Oct 9, 2023

Obrigado pela avaliação. Ainda bem que aproveitou as dicas. A minha intenção na altura era fazer o percurso circular, descendo pelo PR7 e depois regressar pela Levada de Piscaredo, só que quando cheguei perto do topo o vento soprava e de que maneira, visitei a correr a igreja e de carapuço bem apertado, e não se parava lá em cima,e começou a chover, só pensei voltar para trás rápidamente. Também não gosto muito dos percursos lineares. Abraço, boas caminhadas.