Activity

PR 1 – Chamusca “Da Charneca às Margens do Tejo”

Download

Trail photos

Photo ofPR 1 – Chamusca “Da Charneca às Margens do Tejo” Photo ofPR 1 – Chamusca “Da Charneca às Margens do Tejo” Photo ofPR 1 – Chamusca “Da Charneca às Margens do Tejo”

Author

Trail stats

Distance
6.38 mi
Elevation gain
354 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
354 ft
Max elevation
569 ft
TrailRank 
19
Min elevation
227 ft
Trail type
Loop
Coordinates
900
Uploaded
May 5, 2021
Recorded
May 2021
Be the first to clap
1 comment
Share

near Chamusca, Santarém (Portugal)

Viewed 126 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofPR 1 – Chamusca “Da Charneca às Margens do Tejo” Photo ofPR 1 – Chamusca “Da Charneca às Margens do Tejo” Photo ofPR 1 – Chamusca “Da Charneca às Margens do Tejo”

Comments  (1)

  • Photo of Jpimenta
    Jpimenta May 6, 2021

    O Concelho é composto por cinco freguesias e integrado no distrito de Santarém, Região de Lisboa e Vale do Tejo e Sub-Região da Lezíria do Tejo. Sendo a sua localização geográfica privilegiada no Mapa de Portugal, o concelho prima pela centralidade. Futuramente, o concelho e a sua sede serão atravessados pelo IC3, que passará a contar também com uma nova Ponte sobre o Rio Tejo, constituindo assim, uma importante via de ligação do município aos concelhos vizinhos, assim como ao norte e sul do país. Sendo de realçar especialmente, a ligação aos grandes centros urbanos e industriais, dando um maior acesso a recursos humanos, matérias-primas e bens.
    Intimamente ligada à história de Portugal por numerosas efemérides, a Vila da Chamusca é do ponto de vista urbanístico uma povoação interessante de casario branco, onde humildes casas rurais se cruzam com casas senhoriais que sobreviveram ao passar dos tempos, nas ruas calmas deste lugar que tem nos seus domínios um forte Património Arquitectónico e Artístico, como são exemplo as muitas Igrejas aqui erguidas: Igrejas Matriz de São Brás (século XVI, a mais antiga da Chamusca) e da Misericórdia (século XVII), as Igrejas de São Francisco e de São Pedro (século XVII), as Ermidas de Nossa Senhora do Pranto (século XVIII) e a do Senhor do Bonfim.
    A Chamusca, preserva ainda alguns edifícios e pormenores apreciáveis e um traçado urbano aliciante que merece uma visita a pé. As vistas sobre a lezíria que se alcançam das suas belas colinas, são das mais vastas e deslumbrantes de Portugal. Foram famosos os seus vinhos produzidos nas terras da Rainha e muito apreciados na Corte. Quando o Marquês de Pombal mandou arrancar as Vinhas do Ribatejo, as da Chamusca foram por isso poupadas. A Chamusca teve barcas de passagem em diversos portos ao longo do rio Tejo, dos quais ainda subsiste a que liga o Arripiado a Tancos.

You can or this trail