Pq Municipal das Grutas de Botuverá

Photo ofPq Municipal das Grutas de Botuverá Photo ofPq Municipal das Grutas de Botuverá Photo ofPq Municipal das Grutas de Botuverá

27 minutes
July 3, 2022
July 2022

near Ribeirão do Ouro, Santa Catarina (Brazil)

O Parque Municipal das Grutas de Botuverá está localizado a 15 km do centro da cidade, para nós que saímos de Lontras foram 2 horas a maior parte por estrada de terra, incluindo a BR486 que só recebeu pavimento asfáltico do Parque até a cidade de Botuverá.
Em 1998 a Prefeitura Parque fez um estudo e plano de manejo da caverna que estabeleceu o número diário de visitantes para proteger e preservar as formações geológicas, antigamente a visitação era livre e pessoas retiravam peças da caverna para levar como suvenir.

O Parque possui estacionamento, restaurante, área de churrasqueiras (sete churrasqueiras) que podem ser utilizadas sem reserva, por ordem de chegada. Para visitar a caverna (gruta) o limite de pessoas é de 20 por grupo e no máximo 13 grupos por dia, a visita leva cerca de 45 minutos. Para os finais de semana e feriados não há venda antecipada de ingressos nem reserva de horário, para os outros dias é possível comprar o ingresso pelo site da prefeitura, segundas feiras o Parque não abre.

Ao chegarmos ao parque, 9:50h, fomos à recepção e compramos os ingressos para visitar a caverna, nosso horário foi o das 11:00h aproveitamos para fazer a trilha até a cachoeirinha e visitar o museu do imigrante, estas atrações são gratuitas, apenas a visita da caverna é cobrada uma taxa de R$25,00 e meia R$12,50 (estudante, idoso, crianças 4 a 12 anos).

A trilha é toda plana, no interior da mata e te leva até uma pequena queda d'água, retornamos até a recepção e seguimos para o Museu do Imigrante que possui um bom acervo que retrata a vida do imigrante no século passado. O engenho que possui serraria, beneficiamento de mandioca e moinho de cal movimentados por uma roda d'água com engrenagens em madeira é muito interessante, boa alternativa para substituir a exorbitante energia elétrica que pagamos hoje.
Após a visita ao museu voltamos ao centro de visitantes para assistir ao vídeo e iniciar a visita à caverna. Aqui faço um alerta, pessoas que possuem dificuldade de mobilidade podem não conseguir fazer a visita, são muitos degraus para percorrer.
A caverna que começou a se formar há 65 milhões de anos, possui 1.200 metros de extensão e conta com muitas formações (espeleotemas), estalactites, estalagmites, travertinos, colunas e cortinas em seus salões e labirintos. Visitamos apenas 220 metros da caverna, as formações que vimos são muito belas, certamente os 1.000 metros restantes contam com muito mais e mais belas formações. Esta caverna é considerada a mais completa e bonita da região sul do Brasil.
Não é permitido entrar na caverna com celular ou máquina fotográfica. As fotos que utilizei aqui são da internet. Para entrar na caverna é obrigatório o uso de calçado fechado, se estiver com sandália ou chinelo terá que alugar um calçado por R$5,00.