PP03 PayváPé Sardoura Castelo de Paiva

Photo ofPP03 PayváPé Sardoura Castelo de Paiva Photo ofPP03 PayváPé Sardoura Castelo de Paiva Photo ofPP03 PayváPé Sardoura Castelo de Paiva

1990
January 16, 2022
January 2022

near Sardoura, Aveiro (Portugal)

Descemos da Igreja Matriz e entramos no centro da Vila de Sardoura.

A subida em terra batida leva nos ao alto do Monte de São Gens e do baloiço apreciamos a vista sobre todo o vale coberto de campos, vinhas e vegetação.

Nas ribeiras de Sá, descemos o monte, pelo estreito trilho de pedra de “Pé-enxuto”. Pelo meio dos campos, viajamos algumas décadas para trás, aos anos de exploração mineira. Este carreiro, passagem de centenas de mineiros, percorridas a pé, entre casa e as minas.
Como o nome indica, este trilho foi construído para que os mineiros não molhassem os pés.

Sem perder o rasto às nossas vinhas, que justificam um dos produtos da região, o Vinho Verde, continuamos caminho.

O som da água e a vegetação escondem nos seus meandros as ruínas da fábrica de papel, que outrora fora um dos ícones deste território e que agora nos encanta com o seu aspeto místico.
Daqui à Igreja, onde começamos é um saltinho.