Póvoa de Varzim - Navais - Laúndos

March 23, 2021
March 2021

near Navais, Porto (Portugal)

O trilho não está marcado e foi idealizado de forma a percorrer caminhos pouco frequentados e visitar algumas igrejas, capelas, cruzeiros, alminhas e outros monumentos nas freguesias de Navais e Laúndos, no concelho da Póvoa de Varzim, Distrito do Porto.

Gostamos de parar imensas vezes de forma a disfrutrar da fauna e flora e monumentos edificados, pelo que demoramos sempre mais do que o normal, mas se fizermos o percurso sem paragens bastam 3h00 para terminá-lo. Não existe qualquer dificuldade técnica e podemos usar um calçado de caminhada para percursos planos. Alguns caminhos estão alagados e com alguma vegetação pelo que recomendo que leiam as sugestões dos Waypoints.
____________ " ____________

Navais é uma terra antiga, situada numa planície localizada a 6 km a nordeste da cidade da Póvoa de Varzim, achando-se já identificada no século IX como De Nabales.

Laúndos localiza-se no extremo da Légua da Póvoa a 7,5 km. Encontra-se na freguesia o monte de São Félix, o monte de Laúndos, com o Castro de Laundos, um possível posto da Cividade de Terroso.

No seu cume podemos usufruir duma vista panorâmica única, moinhos tradicionais, uma estalagem e o santuário de São Félix.

Também no topo, está o Monumento ao Emigrante, dedicado aos Lanutenses que partiram para o estrangeiro em busca de uma vida melhor. O marco é simbolizado por uma família caminhando na rampa de um navio em direção a um novo mundo, e cada integrante da família representa diferentes valores, como coragem, esperança e generosidade

(Info: Wikipédia)

PictographReligious site Altitude 264 ft

Tem um grande parque de estacionamento e um parque para os miúdos brincarem.

A28

O caminho acompanha a A28 e tem bastante vegetação. À data em que fizemos o trilho passamos sem problemas.

PictographTunnel Altitude 59 ft

Existia alguma água no caminho, mas passamos sem problemas.

Lá ao fundo vemos o Monte de S. Félix.

Existe neste local o "Lanutus Tapas"

PictographReligious site Altitude 237 ft

PictographReligious site Altitude 313 ft

Santuário/Igreja Nossa Senhora da Saúde

Subindo as 444 escadas até ao cimo do Monte de S. Félix, podemos ver, de um lado e do outro, as 12 Estações da Via Sacra.

111 degraus - desde o início do Monte de S. Félix até ao início da Via Sacra. 297 degraus - Via Sacra até ao Monumento de Homenagem Emigrante. 36 degraus - desde o Monumento do Emigrante à Igreja de S. Félix.

PictographReligious site Altitude 390 ft
Photo ofCapela da Memória (confraria de S. Félix) e Monumento de Homenagem ao Emigrante. Photo ofCapela da Memória (confraria de S. Félix) e Monumento de Homenagem ao Emigrante.

As escadas que se seguem são utilizadas por muitos atletas para fazerem um bom treino. Existe mesmo uma prova anual em que o objetivo é subi-las no menor tempo possível.

PictographReligious site Altitude 418 ft

PictographOvernight Altitude 613 ft

PictographReligious site Altitude 194 ft

Capela Nossa Senhora da saúde

Mais à frente temos de trilhar a corta-mato ou então voltar à Rua da Aldeia e seguir pela Ecopista Póvoa - Famalicão.

PictographBridge Altitude 142 ft

Ponte

Mais à frente optamos por virar à direita e fomos à aventura pelo meio do pinhal. Encontramos muita vegetação e caminhos alagados. A alternativa é seguir pela ciclovia até à "Travessa do Carregal", virar à direita e ir, pela Rua de Sapogães/R. do Cruzeiro, na direção do Cruzeiro e Capela S. Lourenço.

Uma zona que nos fez lembrar o filme "Música no Coração". Mais à frente viramos à direita. Depois de passarmos as estufas recomendo virar novamente à direita, porque para a esquerda os caminhos podem estar bastante alagados.

PictographBridge Altitude 130 ft

PictographReligious site Altitude 131 ft

Cruzeiro S. Lourenço e Alminhas.

A Capela está do lado esquerdo (foto google maps).