Póvoa das leiras - Candal - Covelo do Paivô - Trilho Inca

Photo ofPóvoa das leiras - Candal - Covelo do Paivô - Trilho Inca Photo ofPóvoa das leiras - Candal - Covelo do Paivô - Trilho Inca Photo ofPóvoa das leiras - Candal - Covelo do Paivô - Trilho Inca

December 26, 2020
December 2020

•   4.3 1 review

near Candal, Viseu (Portugal)

Em período de restrições de circulação derivado ao Covid19, temos que arranjar percursos da região, felizmente, para mim, tenho na zona duas das serras mais bonitas de Portugal, a Serra da Arada, juntamente com a da Freita, proporciona diversos percursos fabulosos em qualquer altura do ano, assim, mais uma vez, lá fomos nós para a Arada, para efetuar um percurso por entre algumas aldeias e subir uma das famosas Garras desta Serra, com o ponto alto, a atravessia do denominado Trilho dos Incas, um troço sempre espetacular, que já perdi a conta a passagem por este local
Iniciamos na Póvoa das Leiras, na estrada de alcatrão junto à Capela e seguimos a marcação do PR2 de SPS "Rota das Bétulas", no sentido da rua central da aldeia da Póvoa das Leiras, após passagem pela centro da aldeia e sempre a descer até à Ribeira do Paivô, chegamos ao fantástico bosque existente neste local.
Daqui, continuamos pelo trilho entre terrenos agrícolas até à povoação do Candal, ao chegar a esta povoação, viramos à direita e seguimos agora a GR28 de Arouca, esta parte, desta Grande Rota, é um estradão florestal com que nos leva sempre a descer até à povoação do Covelo do Paivô, uma descida de cerca de 6 km, tendo como pano de fundo, à nossa direita, a Ribeira do Paivô a serpentear toda esta serra.
O percurso segue até chegar a estrada de alcatrão, viramos à direita, passamos a ponte e subimos até ao centro da aldeia do Covelo do Paivô.
Após atravessar as ruas estreitas da aldeia, descemos novamente até à Ribeira, neste local com as poldras bem definidas passamos a Ribeira e iniciamos a subida, dura, através do trilho em direcção ao Alto do Cota, a subida inicial é bastante dificil, o caminho a serprentear a Garra é um estradão mas muito inclinado, ao chegar aos postes de alta tensão, o caminho desce ligeiramente mas depois da descida entramos num trilho de pé posto, novamente a subir e pela encumeada da Garra seguimos até encontrar o trilho à direita que segue para o denominado Trilho Inca (este nome porque o caminho feito em lageiras colocadas na encosta abrupta da Serra assemelha-se aos trilhos Incas).
Após uma descida pela encosta da Garra entramos no belíssimo trilho com várias paragens pelo caminho para as fotos da praxe, este local é de uma rara beleza, quer pelo caminho quer pela paisagem que se avista dele.
Após passar este trilho, apanhamos o estradão com bastante pedra solta, que nos leva ao inicio do percurso na Póvoa das Leiras.
Este percurso é aconselhável realizar em dias com boa visibilidade de forma a retirar toda a beleza desta Serra, de salientar que em dias de chuva o trilho Inca pode ser escorregadio.
A subida entre Covelo do Paivô e o alto do Cota é dura e bastante exposta ao sol, aconselho uso de protecção e, claro, muita água.
Como este percurso é um misto de vários trilhos e para quem não conhecer bem esta Serra, aconselho sempre ao uso do GPS.

• Photo of sandraferreiraof
    sandraferreiraof Dec 31, 2021

Bom trilho amigo☀️🤗

• Photo of CarlosPinto
    CarlosPinto Jan 1, 2022

Sim, também gostei, boas caminhadas minha parceira de grandes caminhadas