Pousada duas pontes - Mirante vale do Travessão

Photo ofPousada duas pontes - Mirante vale do Travessão Photo ofPousada duas pontes - Mirante vale do Travessão Photo ofPousada duas pontes - Mirante vale do Travessão

April 22, 2024
April 2024

near Cardeal Mota, Minas Gerais (Brazil)

Trekking longo pelo alto da Serra.
Tem início ao lado da MG010 em frente a pousada Duas Pontes. Deixamos o carro ali num recuo da rodovia.
Primeiro 5 km bem tranquilo com inclinação leve e fácil por estrada de terra batida. Após esse trecho inicia-se um longa descida e a estrada começa virar uma trilha com muitas pedras soltas. Ao cruzar o Rio (facilmente saltando pedras) entra-se no vale das samambaias. O trecho de aproximadamente 300m num samambaial bem denso, com vegetação alta e espinhenta (recomendável não ir de bermuda) dificulta a navegação. Ao entrar no samambaial vire a esquerda e mantenha-se na trilha. Subidas e descidas por entre pedras é possível ver a linda Cachoeira do Espelho...vale uma parada pra se refrescar em suas águas. Adiante após a cachoeira ao lado direito da trilha avista-se a "Ilha de Pedras",mais adiante numa área plana em uma enorme pedra a esquerda da trilha pode-se contemplar algumas pinturas rupestres. O último trecho se dá por uma descida íngreme por laje de pedras com.muitas pedras soltas. Deve-se atravessar um pequeno Rio à esquerda para continuar na trilha. A vegetação fica um pouco mais densa com várias "Sempre-Vivas" na margem da trilha até chegar ao final num lindo e deslumbrante mirante com magnífica vista para o cânion. Neste ponto só estando lá pra sentir a energia do lugar.... indescritível. Iniciamos a trilha as 9:00h chegando ao mirante as 12:30h numa caminhada tranquila com muitas fotos e paradas pra contemplar a natureza. Procure não sair muito tarde pra não ter problemas de uma volta sem luz natural que dificultará muito a caminhada e a navegação.

Início da trilha ao lado da MG010

Photo ofMarco do Ministério do meio ambiente Photo ofMarco do Ministério do meio ambiente Photo ofMarco do Ministério do meio ambiente

Marco do Ministério do meio ambiente