Porto Novo - Maceira - Penafirme

July 29, 2020
July 2020

near Casal do Valongo, Lisboa (Portugal)

Percurso por formações geológicas de rara beleza e sinais da presença humana na pré-história

Antigo aproveitamento de águas de nascente

Sinais da remota presença de frades que exploraram as águas termais que surgem nestes locais

Rio Alcabrichel

Inicio do carreiro que sobe para a Gruta do Sapateiro

Percurso acidentado com pedra solta através de túnel de vegetação

Através de túnel de vegetação

PictographCave Altitude 111 ft

Cova do Sapateiro. Dela foi extraído significativo espólio da Idade do Bronze Final. O registo arqueológico obtido nestas grutas tem evidenciado a sua utilização pelo homem e outros animais desde o Plistocénico Superior, prolongando-se em diferentes episódios pelo Holocénico até à atualidade, tendo em conta que uma das grutas, a Cova do Sapateiro, foi habitada no século XIX por António Sapateiro, um indivíduo idiossincrático cuja profissão deu o nome à cavidade e que ficou na memória das populações mais próximas, sendo ainda vivo por altura das intervenções arqueológicas no local por Nery Delgado, em 1879 (Zbyszewski & Viana 1949:118; Anacleto 1959).

Interior espaçoso, de grandes dimensões

Após sair da Gruta do Sapateiro virar à esquerda, passar entre estas paredes rochosas e seguir pelo topo da elevação. Esperam-nos paisagens inesperadas e fabulosas

Panorama em direção à Foz do Alcabrichel

Gilbardeira: uma planta que antigamente servia para fazer vassouros e agora substitui a decoração de azevinho, no Natal. Não colham, na natureza é mais bonita.

Seguir pela esquerda desta rocha, mesmo no topo.

Panorama sobre as piscinas, agora sem funcionamento: efeitos do COVID!

Após a travessia pelo topo, passar sobre o depósito de água na vertente Norte e descer pela esquerda da cruz, ao lado da parede de rocha vertical

Descida muito inclinada feita com auxilio de corda instalada em permanência

PictographRisk Altitude 116 ft

Desafiante a realizar devagar

Vista para o percurso feito: a partir da ponte do Alcabrichel para o trajeto realizado, á direita da cruz, ao longo da parede de rocha

PictographCave Altitude 117 ft

Depois da travessia do ponte do Alcabrichel, subir pelo carreiro à esquerda das ruinas, ziguezagueando em direção ao topo da elevação.

Gruta da Lapa da Rainha. As expectativas eram grandes e foram correspondidas. Gruta de grande extensão que permite vaguear pelo interior e com duas entradas/saídas. Também já foi objeto de pesquisa arqueológica tendo sido encontrados objetos comprovativos de ocupação pré-histórica. Merece uma observada demorada e leitura complementar.

Vista da saída para o interior. Deslocamento no sentido SW - NE

Após a saída da gruta virar à direita e subir ao longo da rocha com auxilio da corda existente no local

Vista do topo para Norte: Vale da Rocha e Cabeço da Pedra do Sino para futuras incursões! Esta região promete, tem muito a oferecer pela diversidade de percursos que podem ser realizados.

Panorâmica do topo da elevação para SW. As piscinas desativadas, a cruz onde passámos e o topo SW da elevação onde se situa a gruta do sapateiro.

No topo da elevação, caminhando para SW, existem vários trilhos. Os que seguem pelo topo, mais virados para Este não são tão bonitos. Os da encosta W seguem a meia encosta, de pico em pico, até ao Pitagudo, pelo meio de tuneis de vegetação. Muito bonito e fresco.

Vista para o "acidentado" já percorrido. Na elevação da esquerda a Gruta do Sapateiro e no topo da direita a Gruta da Lapa da Rainha. a meio a estrada para o Vimeiro e as piscinas fechadas. Percurso exigente, a ser feito lentamente e para disfrutar.

PictographFountain Altitude 28 ft

Antiga fonte termal do Vimeiro. Obra de frades!

Pela margem esquerda do Alcabrichel, através do caminho de terra batida que contorna a Sul os férteis terrenos de cultivo.

Vista para N, sobre o vale do Alcabrichel.

No topo da escarpa a Sul do Alcabrichel. Vê-se o rio, a estrada que o acompanha desde o Porto Novo até à Maceira e a elevação a Norte, onde estão implantados os Passadiços da Maceira, na encosta Norte, ao longo da estrada Porto Novo - Maceira. O percurso seguiu pela encosta W de Valongo, passou no cruzeiro de Frei Aleixo, seguiu pelo Convento em ruinas de Penafirme, pelo miradouro de Santa Rita, onde decorriam treinos de Parapente, pelas dunas e terminou no Porto Novo. Foram 13,5Km mas, tendo-se esgotado a energia do telemóvel, só ficaram registados os primeiros 11Km.