Porto de Cima / Marumbi / Trilha da Mamona / Porto de Cima

Photo ofPorto de Cima / Marumbi / Trilha da Mamona / Porto de Cima Photo ofPorto de Cima / Marumbi / Trilha da Mamona / Porto de Cima Photo ofPorto de Cima / Marumbi / Trilha da Mamona / Porto de Cima

January 2, 2017
January 2017

near Porto de Cima, Paraná (Brazil)

Comecei a caminhada na Pousada Dona Siroba, em Porto de Cima. Entrei à esquerda na rua que beira o rio Nhundiaquara.
Essa primeira parte da trilha, depois do posto do IAP, é bem tranquila. Somente subida, mas com pouca dificuldade - duração: de 2 a 3 horas. Primeira parada na estação Eng. Lange; logo depois, parada na estação Marumbi. Dalí fui até o Cemitério dos Grampos, local próximo e ótimo para um mergulho na cachoeira. Fiz o almoço (miojo) ali mesmo.
O problema começou na volta... Escolhi voltar por outro caminho, pela Trilha da Mamona. Tinha me informado no oposto do IAP e falaram que ela estava ativa. Mas foi meio perrengue. Em vários lugares a mata está fechada, dificultado até mesmo localizar a trilha (que não tem marcações). E em três momentos tem que sair do trilho do trem e entrar na mata. Em duas dessas vezes eu errei a entrada (mesmo com GPS) e isso me custou um tempo a mais. Por essas... no estado atual, eu considero a Trilha da Mamona DIFÍCIL, e impossível sem GPS (a menos que você seja expert no complexo de montanhas do Marumbi).

• Photo of Wel v
    Wel v Jan 13, 2021

Opa, blz! Essa sua primeira foto da casa de madeira com o marumbi ao fundo, foi tirada na estrada do itupava (prainhas) ou na estrada da estação (mamona)?