Photo ofPorto - Barcelinhos (Caminho Central Português para Santiago de Compostela) - O Erro Tipo Titanic Photo ofPorto - Barcelinhos (Caminho Central Português para Santiago de Compostela) - O Erro Tipo Titanic Photo ofPorto - Barcelinhos (Caminho Central Português para Santiago de Compostela) - O Erro Tipo Titanic

Experts only
April 23, 2019
April 2019

near Senhora do Porto, Porto (Portugal)

Este traçado GPS é difícil de explicar. Resumidamente, é uma estupidez completa. Em outubro de 2018, desafiei-me a realizar o Caminho Central Português, em 7 etapas, desde o Porto até Santiago . Correu bem. Com algumas lesões fáceis de recuperar, mas com vários obstáculos pela frente: calor (30ºC) + duas pequenas bolhas + edema no pé direito.

Planeei uma nova viagem, que demorasse 8 etapas. Se fosse em 7 tanto melhor. Mas nada de muito rígido. Deixei fluir. Convidei o meu pai (altamente experiente em ultra-maratonas, no passado), fizemos umas 3 caminhadas de treino, corrigimos algumas coisas e pronto... chegou o dia para caminharmos até Santiago. Mas ficamo-nos por Ponte de Lima. É assim. Não vale a pena utilizar redes sociais ou Wikiloc apenas para mostrar o que fizemos bem. Esta etapa correu bem, mas impediu que as outras também corressem bem...

A ideia original era chegar a São Pedro de Rates. O que se fez tranquilamente. Se pudessemos, iríamos até Pedra Furada. Mas já não havia albergue disponível. Aqui se deu o erro TIPO TITANIC.. "E se fossemos até Barcelinhos?". Pois... e fomos. E o piso e a duração da caminhada criaram as condições perfeitas para que ficassemos com uma tendinite tibial anterior na etapa seguinte.Frustrante! Mas foi um erro ingénuo, de quem já tem experiência para avaliar os riscos de tamanha caminhada..

Esta etapa é classificada como Para Experientes devido: à elevada distância + ao piso excessivamente duro e irregular + subidas e descidas constantes + obviamente o peso da mochila.

Porto - Vairão
O caminho de Porto a Vairão é um caminho monótono. Altamente citadino, cansativo, muito asfalto e granito.

Vairão - São Miguel de Arcos
A partir de Vairão, o caminho passa a ser muito mais rural e agradável. É verdade que a zona de Vilarinho é também monótona por ser citadina, mas rápida de fazer. Aproveitamos para tomar um café em Vilarinho. Chegamos então às Portas da Maia e à ponte D'Zameiro e iniciamos então (na sua maior parte) trajetos rurais.

São Miguel de Arcos - São Pedro de Rates
Em São Miguel de Arcos podemos optar por 2 caminhos - esquerda ou direita. O da direita é o mais antigo e, à chegada a Rates, não passa pela Igreja Românica. Entra sim na rotunda do Bispo. É um caminho mais simples de percorrer. Mais suave. Nesse sentido, prefiro o caminho da esquerda. É mais difícil pelo piso e pela altimetria. Sobe e desce mais, tem piso mais irregular, mas é mais bonito na sua globalidade. E tranquilo. Na minha opinião, compensa ir pelo caminho da esquerda. À chegada a Rates, paramos para comer qualquer coisa e seguir então para Barcelinhos.

São Pedro de Rates - Pedra Furada
A saída de São Pedro de Rates é agradável. Por bosques calmos, silenciosos. O piso é em terra batida (no verão é pó solto. Com chuva é lamaçal) e não é muito difícil de percorrer. A chegada a Pedra Furada é em asfalto. Com o acumulado da etapa (neste momento na ordem dos 44km), o piso faz-se notar.

Pedra Furada - Barcelinhos
Ok. Este troço é definitivamente muito enganador!. Parece um troço simples, mas é um trajeto com subidas e descidas constantes e com um piso granítico que não permite grande absorção de choques da passada. Com o acumular dos km, este foi sem dúvida o ERRO TIPO TITANIC. Dos 44km para os 53km até Barcelinhos, sentimos o peso não nos pés, mas sim nos tibiais anteriores (vulgarmente conhecida como a região das "canelas"). Chegaríamos "bem" a Barcelinhos, sem indicação de que estivessemos lesionados. A zona de Pereira e de Carvalhal tornou-se penosa!

DADOS GPS
Distância: 53,23km (O Wikiloc é tão simpático e otimista, que reduz claramente a distância!)
Hora de início: 06:17 (da Igreja do Carvalhido, no Porto)
Hora de chegada: 17:59 (Albergue Amigos da Montanha, em Barcelinhos)
Tempo em andamento: 10:26
Tempo parado: 01:16
Média em andamento: 5.1 km/h
Média geral (com paragens): 4,5 km/h

Photo ofIgreja do Carvalhido e rua Nova do Seixo Photo ofIgreja do Carvalhido e rua Nova do Seixo Photo ofIgreja do Carvalhido e rua Nova do Seixo

Igreja do Carvalhido e rua Nova do Seixo

Photo ofCruzamento de Monte dos Burgos e Rua Nova do Seixo Photo ofCruzamento de Monte dos Burgos e Rua Nova do Seixo Photo ofCruzamento de Monte dos Burgos e Rua Nova do Seixo

Cruzamento de Monte dos Burgos e Rua Nova do Seixo

Photo ofInterseção - Caminho Central Vs Caminho da Costa + Rua de Recarei Photo ofInterseção - Caminho Central Vs Caminho da Costa + Rua de Recarei Photo ofInterseção - Caminho Central Vs Caminho da Costa + Rua de Recarei

Interseção - Caminho Central Vs Caminho da Costa + Rua de Recarei

Ver os percursos que fiz em 18-05-2019 - Caminho da Costa (Porto a Mindelo/ Vila do Conde) ou o último e MAIS COMPLETO, de 16-06-2019, Caminho da Costa (Porto a Póvoa de Varzim) . São 27km, desde a bifurcação até ao albergue da Póvoa de Varzim.

Gondivai/ Araújo

Custió/ Ponte de Moreira

Moreira da Maia

Zona Industrial da Maia

Rua do Outeiro

EM507-1 / Rua do Padinho

Rua do Padinho/ Rua do Monte

Photo ofVilar do Pinheiro - ZONA DE ENTRONCAMENTO DE QUEM VEM DO METRO DE VILAR DO PINHEIRO Photo ofVilar do Pinheiro - ZONA DE ENTRONCAMENTO DE QUEM VEM DO METRO DE VILAR DO PINHEIRO Photo ofVilar do Pinheiro - ZONA DE ENTRONCAMENTO DE QUEM VEM DO METRO DE VILAR DO PINHEIRO

Nesta zona, encontraremos os peregrinos que vêm do metro de Vilar do Pinheiro ou do aeroporto. Desde o Carvalhido, são 16km. Desde a Sé do Porto, são 19,5km. O Wikiloc é otimista, pois é um "corta-km" nato. Apenas contabiliza o percurso linear, esquecendo-se que ao caminhar, andamos de um lado para o outro (a atravessar ruas, a andar para os lados, a desviarmo-nos de obstáculos, etc).

EM537-1/ Rua do Padrão

Capela S.Mamede

Rua Camilo Castelo Branco

S.Miguel de Arcos

Photo ofS.Miguel de Arcos (VIRAR À ESQUERDA!) Photo ofS.Miguel de Arcos (VIRAR À ESQUERDA!) Photo ofS.Miguel de Arcos (VIRAR À ESQUERDA!)

S.Miguel de Arcos (VIRAR À ESQUERDA!)

Em S.Miguel de Arcos estão constantemente a alterar a sinalética! Virar à esquerda (o caminho é mais calmo).

Rates

Ora bem. Chegada a Rates com 37km! Ainda íamos fazer mais 16km! ERRO!

S.Pedro de Rates

Saída de Rates

Rua Caminho de Santiago

Photo ofRua Caminho de Santiago/ Rua da Verzainha Photo ofRua Caminho de Santiago/ Rua da Verzainha Photo ofRua Caminho de Santiago/ Rua da Verzainha

Rua Caminho de Santiago/ Rua da Verzainha

Photo ofRua Caminho de Santiago/ Rua do Ferrado Photo ofRua Caminho de Santiago/ Rua do Ferrado Photo ofRua Caminho de Santiago/ Rua do Ferrado

Rua Caminho de Santiago/ Rua do Ferrado

Pedra Furada

Restaurante Pedra Furada

Saída de Pedra Furada

Ora bem... aqui o cansaço já começava a tomar conta de nós. Já íamos com os 45km nas pernas. Apesar de nublado, estava uma temperatura agradável, mas vento. Com mochilas e com o piso duro da viagem, a distância a partir daqui condicionou a etapa seguinte e ditou o fim da viagem em Ponte de Lima. :(