Photo ofPortela de Leonte, Prado de Mouró, do Conho, Prados da Messe, Costa da Sabrosa, Albergaria Photo ofPortela de Leonte, Prado de Mouró, do Conho, Prados da Messe, Costa da Sabrosa, Albergaria Photo ofPortela de Leonte, Prado de Mouró, do Conho, Prados da Messe, Costa da Sabrosa, Albergaria

6 hours
1936
October 3, 2022
September 2022

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Portela de Leonte, Prado de Mouró, do Conho, Prados da Messe, Costa da Sabrosa (Vale do Rio do Forno), Albergaria

Publicamos um trilho efetuado em pleno coração da Serra do Gerês com início e fim na Portela de Leonte e passando pelos prados de mouro, do cunho e da messe. A descida é feita pelo Costa da Sabrosa (vale do rio do forno)

O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) foi criado em 1971 e integra a Rede Nacional de Áreas Protegidas, gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). Abrange os concelhos de Arcos de Valdevez, Montalegre, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Melgaço, totalizando uma área de 70 290 ha, dos quais, 45 577 ha são terrenos baldios, isto é, pertencentes às comunidades locais dedicados principalmente à exploração pastorícia, mas também outras potencialidades económicas. O P.N.P.G. é a única área protegida nacional que possui a categoria de Parque Nacional, o nível mais elevado de classificação das áreas protegidas.

O trilho é efetuado na freguesia de Vilar da Veiga, e do Campo do Gerês, Concelho de Terras de Bouro, e a sua maior parte decorre na área de proteção parcial tipo I

Trata-se de um trilho não homologado, marcado apenas com mariolas.
A maior porte do percurso apresenta grande exposição solar. Encontramos 2 fontes de água, uma No Prado do Conho e outra no Prado da Messe.

Descrição do percurso
O trilho tem início mesmo em frente a casa florestal na Portela de Leonte e começa logo com uma subida íngreme. Durante o primeiro km, o trilho progride entre árvores e vegetação, está bem pisado entre mas o piso é muito irregular.
A partir deste troço, o trilho desenvolve-se em zona mais aberta, sem vegetação, mas continua fácil de seguir pois está bem marcado e mariolado.
Adiante passamos pelo Prado de Mouró com a sua cabana. Mais adiante passamos pelo colo (ou chã) da Freza. Esta zona marca o início do Vale da Teixeira, Donde podemos observar toda a sua extensão. Aqui tiramos à esquerda em direcção ao alto do Borrajeiro; se seguíssemos em frente, iríamos descer para o Vale da Teixeira. Adiante mais 2 entroncamentos; no primeiro vamos em frente, enquanto que à direita desce também para o Vale da Teixeira. Adiante, novo entroncamento. Continuamos em frente; à direita vai para o Borrageiro. Iniciamos um pequena descida por um vale estreito.
Adiante passamos a lamba do Pau e iniciamos nova descida. Do nosso lado esquerdo vemos um prado, que não fará parte da nossa rota. Passamos por um planalto e Iniciamos nova descida, descida esta, que roporciona excelentes panorama: ao fundo e à direita podemos identificar as fichinhas mais adiante as Sombrosas e no meio, o Vale do Rio Touça. À nossa esquerda já observamos o prado do Conho.
Depois do prado, mantivemo-nos em direção norte e passamos o rio Porto das vacas. Aqui o terreno é mais ou menos plano e mais adiante observamos os Prados da Messe com um belo manada de cavalos.
Continuamos para norte e pouco depois passamos por uma placa indicativa de início da zona de proteção total do PNPG.
Pouco depois iniciamos uma descida no início de inclinação moderada, observamos ao fundo e à direita os prados caseiros, que não fará parte da nossa rota. Pouco depois passamos por uma interseção de caminhos nós seguimos em frente para Vale do Rio forno; à direita, o caminho segue em direção aos prados Caveiros. A partir daqui será sempre a descer de início com a inclinação moderada, adiante um pouco mais acentuada. Vemos o Vale do rio do forno a nossa esquerda.
Durante a descida observamos interessantes formações graníticas
O caminho continua óbvio e bem mariolado.
Chegámos à mata de Albergaria e depois à EN.

Trata-se de um trilho clássico da Serra do Gerês de grande interesse paisagístico