Por Vales do Lizandro / Mafra

January 7, 2018
January 2018

near Grossinhos, Lisboa (Portugal)

O Rio Lizandro é a principal linha de agua que atravessa o Concelho de Mafra, de leste para o Oeste... Tem cerca de 30 Km, nasce na freguesia da Venda do Pinheiro, e desagua na Foz do Lizandro na freguesia da Carvoeira...
E foi à descoberta deste rio que fomos, num dia frio e ventoso de inverno...
O local de partida foi junto ao McDonalds de Mafra, local com bastante estacionamento, junto ao parque desportivo da vila...
Fomos ao encontro da Ribeira da Vidigueira(foto), um dos afluentes do Rio Lizandro, por um trilho lindíssimo, que nos leva a cruzar pontes de madeira artesanais, a atravessar um denso canavial, a embrenhar-nos na vegetação, passando por baixo de troncos, por verdadeiros "tuneis" da flora local, observando uma variedade de aves, e vestígios de outros animais, que se refugiam na densa floresta ao sentirem a nossa presença... O som da agua, dos passarinhos, do vento na copa das árvores é uma constante...
Após os 10 primeiros Kms, vamos encontrar o Forte do Zambujal, mais uma das fortalezas que compõe a segunda linha defensiva das Linhas de Torres... Talvez um dos mais bem conservados fortes, de todos até agora visitados... Com uma vista maravilhosa sobre o vale da Senhora do Ó, onde temos o primeiro contacto com o Lizandro... O trilho leva-nos até à Capela da Nossa Senhora do Ó ou do Porto, passando por uma ponte gótica, também ela conhecida como Ponte da Senhora do Ó...
O ponto mais distante do percurso fica no lugar das Amoreiras, onde, já com mar à vista, vamos deixando a foz do Lizandro para trás, para voltarmos a Mafra pelo vale do Lizandro sempre na sua companhia, atravessando hortas, e observando bandos de Maçaricos-das-Rochas, Garças Real, Alvéola Cinzenta entre outros...
Um percurso fantástico, de grau moderado, pois existem algumas elevações bastante técnicas, mas com paisagens encantadoras sobre este ponto interessante do Concelho de Mafra...
Deixo aqui um Link para saberem mais sobre o Rio Lizandro

• carlamarinamf Jul 16, 2023

Percurso de ida não viável por colocação de vedação.