Por Serras de Al-Ruta / Arruda dos Vinhos

Photo ofPor Serras de Al-Ruta / Arruda dos Vinhos Photo ofPor Serras de Al-Ruta / Arruda dos Vinhos Photo ofPor Serras de Al-Ruta / Arruda dos Vinhos

5 hours
February 3, 2018
February 2018

near Arruda dos Vinhos, Lisboa (Portugal)

A ideia inicial seria conhecer o PR1 Por Serras de Al-Ruta/ Arruda dos Vinhos, mas logo de inicio percebemos que seria mais um trilho para irmos à aventura, do que propriamente seguirmos as marcações, que o folheto do percurso diz existirem "num dos sentidos, segundo as normas internacionais", o que não é verdade... No local de inicio e fim do passeio, junto à Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos , existe somente um painel informativo sobre o trilho, a partir daí, nem uma marcação a indicar a direcção a seguir, fazendo com que iniciasse-mos o percurso completamente ao acaso, na esperança de encontrar-mos algo mais à frente...
Ao Km 3.7 lá encontramos a primeira marcação, que nos levou ao Forte da Carvalha, e deixando para trás o Forte do Cego sem o termos ido visitar, por falta de marcações...
Depois da aldeia da Carvalha, após uma marcação que nos levou ao moinho eólico, deixamos de ter novamente sinalização, o que nos levou para uma zona difícil, de muito mato serrado, silvas, escarpas muito altas, eucaliptos tombados ao longo do trilho, etc... Uma verdadeira aventura, difícil, e por vezes perigosa...
Na verdade, a CM Arruda dos Vinhos deveria ter mais em atenção a manutenção deste trilho, pois não só, torna o passeio desinteressante e pouco emotivo, como o torna mesmo muito perigoso para quem o segue... Diria mesmo que mais que ter um trilho registado como PR, é conseguir mante-lo, com as mínimas condições de segurança, coisa que por momentos sentimos não haver em alguns pontos deste trajecto...
Ainda assim, destaco a beleza da Vila da Arruda e das suas ruas, da aldeia da Carvalha, e um, ou outro ponto "aéreo" onde se podem tirar umas boas fotos...
Enfim, um dos piores percursos que fiz até hoje... Espero que o próximo seja melhor...
Boas Rutas

Vedação que impede passagem

A precisar de manutenção ;)

• agdpinho May 18, 2018

Concordo plenamente que a CMAR deveria investir nos trilhos disponíveis, com marcação, e informação histórica (de tão rica que é neste local). O aspeto da segurança também é importante e Arruda só teria a ganhar com esse investimento.