Activity

Por picos e vales da serra do Marão

Download

Trail photos

Photo ofPor picos e vales da serra do Marão Photo ofPor picos e vales da serra do Marão Photo ofPor picos e vales da serra do Marão

Author

Trail stats

Distance
16.71 mi
Elevation gain
4,318 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
4,318 ft
Max elevation
4,668 ft
TrailRank 
48
Min elevation
1,221 ft
Trail type
Loop
Time
8 hours 36 minutes
Coordinates
4283
Uploaded
March 18, 2019
Recorded
March 2019
Share

near Anciães, Porto (Portugal)

Viewed 594 times, downloaded 22 times

Trail photos

Photo ofPor picos e vales da serra do Marão Photo ofPor picos e vales da serra do Marão Photo ofPor picos e vales da serra do Marão

Itinerary description

É um percurso circular com início e fim na aldeia de Ansiães, construído, em parte, sobre o "PR6 - Rio Marão". A partir do café/largo da Pinha (centro da aldeia), segue-se por um caminho em calçada antiga (caminho de Santo António) passando-se pelos lugares de Eido, Peso e Coval. Prossegue-se, depois, por trilho em terra batida por entre mimosas e acácias até ao viveiro do Torno (lugar espetacular). A partir daqui, o trajeto segue por uma lindíssima levada de água ao longo da ribeira do Ramalhoso em direção às antigas minas de estanho e volfrâmio (minas do Ramalhoso). Neste ponto, o percurso abandona do PR6 e sobe por caminhos e corta-fogos ladeados por vegetação rasteira constituída essencialmente por tojos, urzes e carquejas até ao cume da serra do Marão (1416 metros), onde se ergue a capela da Senhora da Serra e donde se avistam-se terras de além-douro, de Vila Real e de Vila Pouca de Aguiar (vistas deslumbrantes). A partir da Srª da Serra, o caminho é feito por estradões, corta fogos e alguns trilhos até voltar ao traçado do PR6 já relativamente perto da casa florestal do Alto de Espinho (junto à Pousada de S. Gonçalo do Marão). Daqui até ao ponto de partida (Ansiães), segue-se por um caminho antigo ao longo da margem esquerda do rio Marão. Neste troço do percurso é possível observar uma floresta centenária de coníferas com exemplares imponentes, o túnel do Marão e a ponte de "Val de Baralha" sobre a ribeira do Ramalhoso.
Em síntese, diria que o percurso é lindíssimo ainda que difícil sobretudo pela extensão (cerca de 26 km) e pela subida íngreme e desprotegida entre as minas do Ramalhoso e a Senhora da Serra (cerca de 5 km). Mais diria: lindo, lindo! é certamente durante o mês de Maio quando a urze, o tojo e a carqueja estiverem em plena floração.
Notas de aleta e correção:
1. Por volta do km 5 (perto das minas do Ramalhoso), seguimos, por distração, o caminho mais fácil. Constatado o engano, voltamos para trás e seguimos o trajeto previamente pensado. Esse percurso de "vai e vem" deve ser anulado.
2. Idêntico erro ao descrito em 1 foi cometido no trajeto de regresso ao chegar a Ansiães: subimos à esquerda pelas ruas da aldeia quando deveríamos ter descido à direita em direção ao largo da Pinha. Detetado o engano, voltamos ao caminho certo.
3. O ponto que assinala o cume da serra não está onde deveria estar e que era na Srª da Serra. Esta fica 2.2 km antes, mais precisamente na "argola" situada na extremidade direita do desenho do percurso.

Waypoints

PictographRiver Altitude 1,798 ft

Ribeiro do Ramalhoso

PictographRiver Altitude 2,003 ft
Photo ofPosto aquícola do Torno Photo ofPosto aquícola do Torno Photo ofPosto aquícola do Torno

Posto aquícola do Torno

PictographMine Altitude 2,618 ft
Photo ofMinas do Ramalhoso

Minas do Ramalhoso

PictographSummit Altitude 4,375 ft
Photo ofCumes da serra do Marão (Srª da Serra e Portal da Freita) Photo ofCumes da serra do Marão (Srª da Serra e Portal da Freita) Photo ofCumes da serra do Marão (Srª da Serra e Portal da Freita)

Cumes da serra do Marão (Srª da Serra e Portal da Freita)

PictographPicnic Altitude 2,899 ft
Photo ofCasa florestal do Alto de Espinho Photo ofCasa florestal do Alto de Espinho

Casa florestal do Alto de Espinho

PictographRiver Altitude 1,517 ft

Ribeiro do Ramalhoso

Comments  (1)

You can or this trail