Activity

Por encostas sul da Freita - Arouca e Vale de Cambra

Download

Trail photos

Photo ofPor encostas sul da Freita - Arouca e Vale de Cambra Photo ofPor encostas sul da Freita - Arouca e Vale de Cambra Photo ofPor encostas sul da Freita - Arouca e Vale de Cambra

Author

Trail stats

Distance
9.14 mi
Elevation gain
2,195 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
2,195 ft
Max elevation
3,107 ft
TrailRank 
34
Min elevation
1,655 ft
Trail type
Loop
Coordinates
662
Uploaded
June 27, 2021
Recorded
June 2021
Be the first to clap
Share

near Merujal, Aveiro (Portugal)

Viewed 49 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofPor encostas sul da Freita - Arouca e Vale de Cambra Photo ofPor encostas sul da Freita - Arouca e Vale de Cambra Photo ofPor encostas sul da Freita - Arouca e Vale de Cambra

Itinerary description

Um rota que percorre uma parte da encosta sul da serra da Freita por terras de Arouca e Vale de Cambra.
Um percurso circular, com aproximadamente 15 Km, com muita descida e naturalmente muita subida.
A parte final é sempre em subida. Com algumas paragens, nomeadamente nas aldeias, faz-se em 4,5 horas, por isso ideal para uma manhã ou uma tarde. A parte final da subida é muita exposta e sem sombra, pelo que em dias de calor é necessária protecção com chapéu e muita água.

O percurso inicia junto à aldeia do Merujal, que se percorre por entre o velho casario, inflectindo-se para sul com a travessia da Ribeira de Paço de Mato. Depois de se seguir por um curto troço a estrada, toma-se à esquerda um trilho que atravessa parte do planalto da Freita, ladeando o interessante monte conhecido como Contacto Litológico da Mizarela, em direcção à aldeia da Mizarela.

Junto ao miradouro, onde se observa a cascata do Caima, toma-se a estrada com forte descida que serpenteia até à aldeia abandonada da Ribeira, que se pode percorrer até ao pontão sobre o rio Caima, com um eventual mergulho nas límpidas águas.

De seguida, um pouco acima, toma-se à esquerda um caminho pedonal que acompanha de nascente para poente a margem direita do Caima. Na parte inicial tem alguma vegetação, sobretudo giestas, mas faz-se sem problemas até à aldeia de Póvoas dos Chões, que se vai observando ao longe enquanto se faz a aproximação.

Nesta aldeia percorre-se o velho casario e logo depois de tomada a estrada faz-se um desvio em subida até à capela da Senhora do Monte, com belas paisagens ao longe. Uma vez que tem que se regressar à estrada, este desvio pode ser opcional até porque parte da capela é visível da parte de baixo.

Retoma-se a estrada em asfalto, em descida até à aldeia de Paço de Mato onde se ladeia a Capela da Senhora da Luz e entre o velho casario contorna-se o vale da Ribeira de Paço de Mato, que pela segunda vez se atravessa, para depois de uma curta subida retomar à estrada principal para um pouco mais em baixo tomar-se um caminho à direita iniciando-se a partir dali o restante percurso quase sempre em subida.

Neste troço vai-se passar à airosa aldeia de Carvalheda onde com sorte se vê um pequeno rebanho da cabras a pastar. Depois de visitada a aldeia, a subida final em largo estradão, sem sombra, mas com amplas vistas para sul e poente, onde, com tempo adequado, pode-se vislumbrar a zona da ria de Aveiro.

Na parte final retoma-se à aldeia do Merujal onde termina o percurso.
Uma rota não marcada nem muito conhecida mas repleta de pontos de interesse, com aldeias, gente, animais e muita paisagem ao som do Caima e seus ribeiros afluentes.

Para quem quiser endurecer e alongar o percurso (pode significar pelo menos mais 30 minutos), pode fazer parte do troço do PR7 Pelas Escarpas da Mizarela, seguindo as respectivas marcações oficiais, logo após tomar a estrada junto ao miradouro. Este troço é bastante duro e a exigir destreza a precaução, mas conduz precisamente à aldeia da Ribeira. Uma vez aqui pode-se retomar novamente o nosso trilho.

Nota final: Já depois de carregado o trilho, verifiquei que na descida para a aldeia da Ribeira o mapa mostra o percurso deslocado da estrada principal, o que se deve ignorar e considerar naturalmente o percurso da estrada. Como descrevi acima, para quem optar por percorrer o troço do trilho PR7 nesse caso tem mesmo que sair da estrada e seguir as marcações.

Comments

    You can or this trail