Por caminhos e aldeias das fraldas do Marão (encosta nascente)

Photo ofPor caminhos e aldeias das fraldas do Marão (encosta nascente) Photo ofPor caminhos e aldeias das fraldas do Marão (encosta nascente) Photo ofPor caminhos e aldeias das fraldas do Marão (encosta nascente)

November 27, 2022
November 2022

near Parada, Vila Real (Portugal)

1. A serra do Marão, motivo de inspiração de escritores e de atração de pedestrianistas, ciclistas, caçadores e pescadores, constitui um todo impressionante: as escarpas e fragas agressivas nas vertentes viradas para Vila Real (para lá do Marão); os montes mais arredondados nas vertentes viradas para Amarante e Baião; as vistas arrebatadoras sobre as Serras do Alvão, da Aboboreira e Montemuro; a Ermida de Nossa Senhora da Serra no ponto mais alto da serra; a grande diversidade florestal (giesta, urze, carqueja e tojo nas partes mais altas e árvores de grande porte como os carvalhos, castanheiros, bétulas, freixos, pinheiros e ciprestes nas partes mais baixas dos vales das ribeiras e dos rios); as antigas minas de volfrâmio (Maria Isabel, Teixo e Ramalhoso); a água que corre nos leitos de rios e ribeiras; os corsos, as perdizes e as raposas; o ar puro que se respira; o silêncio que convida ao relaxamento, à contemplação e à descoberta.
Devido a este contexto amplo e diversificado são muitas as atividades a que a serra convida: caminhada, escalada, BTT e muitos outros desportos de aventura.
2. O presente percurso, circular e não marcado, desenvolve-se na vertente nascente da serra - isto é, "para lá do Marão", por trilhos e caminhos florestais, a maior parte deles deslumbrantes, abertos entre bosques de carvalhos, castanheiros, bétulas e múltiplas espécies de coníferas.
Começamos e terminamos na aldeia de Viariz da Poça: Variz da Poça -- > Póvoa da Serra -- > Soutelo -- > Farlães, Parada -- > Variz da Santa -- > Variz da Poça. A ligação entre as aldeias é feita por caminhos e trilhos quase todos fáceis e muito … muito bonitos e aprazíveis, diríamos mesmo, espetaculares na data em que por eles passamos (2ª quinzena de novembro). A única exceção é o troço entre P1 e P2; consta de um caminho muito pouco seguido (mas transitável) aberto entre giestas e pinheiros.
3. Pontos de maior interesse:
3.1. É um percurso panorâmico por excelência. São fabulosas as vistas proporcionadas a partir dos múltiplos miradouros assinalados no traçado do percurso sobre: a miríade de aldeias espalhadas pela encosta da serra, os vales apertados de rios e ribeiros a rasgar as encostas da serra, as matas de castanheiros bravos e de bétulas e algumas cascatas.
3.2. A magia de alguns troços do percurso, nomeadamente entre: Montes (Miradouro 1) e a Póvoa da Serra, entre a Póvoa de Serra e Soutelo e junto ao rio dos Moinhos.
3.3. Os extensos bosques de bétulas, castanheiros bravos e pinheiros “nórdicos”.

Alertas:
1. É um percurso longo, mas perfeitamente acessível a qualquer pedestrianista mesmo que só de fim de semana.
2. Em P2, seguimos por algumas centenas de metros um caminho que, muito provavelmente, não nos conduziria ao destino pretendido. Voltamos para trás e continuamos pelo caminho que estávamos a seguir.
3. O troço P1 - P2 é pouco interessante - o menos interessante do percurso. Alternativa? Iremos tentar encontrá-la quando voltarmos a fazer o percurso (talvez seguindo mais junto ao rio dos Moinhos e subindo diretamente para Parada - sem passar por Farlães).

OUTROS PERCURSOS NESTA ZONA:

Miradouro 9

Miradouro 10

Cascata do Marão

Desvio para a cascata do Marão