Por caminhos de São Pedro, Alfaião e Samil

Photo ofPor caminhos de São Pedro, Alfaião e Samil Photo ofPor caminhos de São Pedro, Alfaião e Samil Photo ofPor caminhos de São Pedro, Alfaião e Samil

October 31, 2020
October 2020

near São Pedro de Serracenos, Bragança (Portugal)

São Pedro, Alfaião e Samil são três aldeias muito próximas da cidade de Bragança. Entre elas existe um espaço geográfico ótimo para a prática do pedestrianismo: cabeços arredondados cobertos por densos bosques de carvalhos e castanheiros bravos, olivais, carrascos e estevas; vales largos ocupados por hortas e lameiros (os vales dos rios Penacal e Fervença); terrenos mais de “planalto” essencialmente destinados à produção de castanha e de cereais (centeio e milho para o gado).
Com o objetivo de conhecer e divulgar este interessante e diversificado espaço numa perspetiva de lazer, desenhamos e realizamos o percurso (não marcado) que passamos a descrever.
Começamos e terminamos na aldeia de São Pedro dos Sarracenos. Descemos, por entre olivais e alguns lameiros, em direção às termas de Alfaião (termas que já não existem) e ao rio Penacal que nos recebeu presenteando-nos com uma sempre agradável “cascata”. Seguimos pela margem esquerda do rio por um caminho muito agradável (entre hortas e o rio) até à sua confluência com o rio Fervença. Pelo caminho passamos pelo parque de merendas da Senhora da Veiga (local muito aprazível) e mais 3 açudes/cascatas. Da confluência dos rios Penacal e Fervença, subimos em direção à aldeia de Alfaião (aldeia com restaurante e
razoavelmente preservada) e ao “cabeço das antenas” donde é possível desfrutar de panorâmicas fantásticas quer sobre os vales dos rios Fervença e Penacal quer sobre a aldeia de Alfaião e montes que lhe conferem um peculiar enquadramento. Bom … depois foi um “mergulho” num extenso e denso bosque de carvalhos e castanheiros bravos até muito perto de Samil (onde não entramos). Das proximidades de Samil até São Pedro foi só “rolar” por entre campos agrícolas.
Em síntese, diríamos que este é um percurso bastante diversificado com subidas e descidas relativamente acessíveis, realizadas por caminhos rurais abertos por entre olivais, lameiros/hortas, densos bosques e terrenos agrícolas – excelente, portanto, para a prática tanto da caminhada como da corrida, sobretudo durante a primavera e o outono; e que tem uma vantagem: fica muito perto de Bragança.
Advertência: O percurso foi efetuado na quase totalidade da sua extensão por caminhos rurais (autênticas autoestradas) com exceção numas escassas centenas de metros (entre P1 e P2) em que foi efetuado a corta mato por entre olivais (sem problemas, portanto).

PictographCar park Altitude 2,189 ft

São Pedro dos Sarracenos

Lameiros

P1

Miradouro

P2

Açude 1 (rio Penacal)

Photo ofAçude 2 (no parque de merendas da Veiga de Alfaião) Photo ofAçude 2 (no parque de merendas da Veiga de Alfaião) Photo ofAçude 2 (no parque de merendas da Veiga de Alfaião)

Açude 2 (no parque de merendas da Veiga de Alfaião)

PictographPicnic Altitude 1,576 ft
Photo ofParque de merendas da Senhora da Veiga Photo ofParque de merendas da Senhora da Veiga Photo ofParque de merendas da Senhora da Veiga

Parque de merendas da Senhora da Veiga

Açude 3

Açude 4

Photo ofMiradouro (vales do Fervença e do Penacal) Photo ofMiradouro (vales do Fervença e do Penacal) Photo ofMiradouro (vales do Fervença e do Penacal)

Miradouro (vales do Fervença e do Penacal)

Photo ofMiradouro (vale da Veiga e Alfaião) Photo ofMiradouro (vale da Veiga e Alfaião) Photo ofMiradouro (vale da Veiga e Alfaião)

Miradouro (vale da Veiga e Alfaião)