Activity

Por Arantei e caminhando à volta dos Rios Tea, Caselas e Minho

Download

Trail photos

Photo ofPor Arantei e caminhando à volta dos Rios Tea, Caselas e Minho Photo ofPor Arantei e caminhando à volta dos Rios Tea, Caselas e Minho Photo ofPor Arantei e caminhando à volta dos Rios Tea, Caselas e Minho

Author

Trail stats

Distance
9.49 mi
Elevation gain
617 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
617 ft
Max elevation
297 ft
TrailRank 
32
Min elevation
8 ft
Trail type
Loop
Moving time
4 hours 13 minutes
Time
7 hours 11 minutes
Coordinates
2718
Uploaded
November 20, 2021
Recorded
November 2021
Be the first to clap
Share

near Cortes, Viana do Castelo (Portugal)

Viewed 70 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofPor Arantei e caminhando à volta dos Rios Tea, Caselas e Minho Photo ofPor Arantei e caminhando à volta dos Rios Tea, Caselas e Minho Photo ofPor Arantei e caminhando à volta dos Rios Tea, Caselas e Minho

Itinerary description

O trilho inicia-se na ponte de Fillaboa, perto de Salvaterra do Minho, com origem Romana que harmoniza a tranquilidade do rio Tea com a crueza, brutalidade do granito e resistência às intempéries e aos dias mais turbulentos do rio, com três arcos semicirculares e um circular, estrada que ligava Ribadavia a Tui
Segue-se uma subida ao longo dos extensos vinhedos, possivelmente resultado da introdução da cultura da vinha pelos Romanos, seguindo-se caminhos rurais até chegarmos a Arentei.
Encontramos logo à entrada um belíssimo Cruzeiro Mariano, com pedestal de três degraus e um Anjo ao lado do Cristo Crucificado que recolhe o sangue num cálice.
Visita à Igreja de São Pedro de Arantei, do século XVII, sóbria, e exposição no adro de antigas lapides, segundo a explicação de um habitante local, com origem num antigo cemitério, muitas delas resultantes de falecimentos dos anos 1918 a 1920, possivelmente consequências da pneumónica, passando nos dias de hoje uma mensagem de esperança da vida após a pandemia.
Passagem pelo Paço Do Souto, uma imponente casa de alvenaria datada do Sec XVI, com um brasão esculpido com as armas dos Barros, Troncoso de Lira e Soutomayor.
Seguimos o caminho passando por casas e explorações agrícolas até o extraordinário caminho do Rio Caselas: Águas tranquilas e límpidas, caminhos cuidados e bem sinalizados, com pequenas estruturas de apoio como bancos e pontes de madeira bem enquadrados, informação da flora e fauna, belos serpenteados do rio, represas pontes de pedra e o Moinho do Picado de três mós e o Moinho de Bernárdez de quatro mós.
Segue-se passagem diversificadas entre bosques e vinhedo, passando vestígios intensos de javalis, coelhos e enorme variedade de cogumelos, até chegarmos à margem do rio Minho.
Subimos a margem direita do rio Minho por caminhos ribeirinhos com estruturas de granito de origem Romana sobre o Minho, as pesqueiras e a extraordinária vista da Portuguesa Torre de Menagem de Lapela.
Finaliza-se com a subida do rio Tea até a ponte de Fillabela.
Um trilho extraordinário, fácil, em parte não sinalizado exigindo a utilização de GPS, adequado para grupos reduzidos e crianças e adequado para qualquer altura do ano.

Comments

    You can or this trail