Ponta aguda X Simão ou Brava do Frade

Photo ofPonta aguda X Simão ou Brava do Frade Photo ofPonta aguda X Simão ou Brava do Frade Photo ofPonta aguda X Simão ou Brava do Frade

16 minutes
one day 8 hours 15 minutes
August 18, 2022
August 2022

near Mocoóca, São Paulo (Brazil)

Como chegar-
Na divisa das cidades Caragua e Ubatuba encontra-se o bairro Tabatinga, na Av. Eurico Gaspar Dutra tem o acesso para a praia da ponta aguda, uma estrada um tanto ingrime de terra e muitas pedras, com um pouco de habilidade, carros e motos "comuns" conseguem chegar. No final dessa estrada possui estacionamento sob controle do pessoal do chalé, custando 10 reais a diária. Procurem pelo Miguel. Pra quem tiver uma 4x4 ou moto alta, da pra seguir, porém, não tem mais estacionamento, tem que deixar próximo a mata. Pra quem seguir a pé, uma caminhada de 20 a 30 minutos, chegando a uma placa grande de obra embargada, a trilha para o Simão começa após ela.

A Trilha-
Pra quem está acostumado a trilhar, é nível médio, se for uma de suas primeiras trilhas, considerar difícil. Com subidas e descidas, alguns pontos com cordas nas árvores para auxiliar. Não tem plaquinhas mas o solo é demarcado. Muita atenção pois tem muitas árvores caídas, o que as vezes fecha a trilha dando intender que não é aquele o caminho. Uma dica é escolher as esquerdas na ida.
As primeiras vezes fui acompanhado de quem já conhecia a trilha. Durante o trajeto há várias fontes de água boa pra beber. Poucos mosquitos. A última vez fizemos em 2hrs e 12 minutos, contando da ponta aguda, em 2 pessoas, com pausas para descanso, crise respiratória, quedas e choro da namorada 😂😂😂

A Praia -
Bem extensa, muito escolhida para camping selvagem. Possui fonte de água limpa e é fácil de achar lenha. Praia de tombo com mar bravo. Bastante mosquito e os repelentes pra mim nunca resolveu, desde o caseiro aos de farmácia. No canto direito há uma pequena queda de cachoeira em certas épocas.
No canto esquerdo acesso a trilha para a praia do saco das bananas. Tem uma bica top localizada ao meio da praia, da pra achar pelo som da queda d'água.
É possível alugar barco na Tabatinga até a praia do saco das bananas, e por trilha chegar no Simão, encurtando a caminhada.
Traga de volta tudo o que você levou!!!

O trajeto está marcado até Caragua porque esqueci de pausar o app na volta.