Xertelo - Poço do Teixo, Poços da corga do Sobroso.

Photo ofXertelo - Poço do Teixo, Poços da corga do Sobroso. Photo ofXertelo - Poço do Teixo, Poços da corga do Sobroso. Photo ofXertelo - Poço do Teixo, Poços da corga do Sobroso.

August 28, 2021
August 2021

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Caminhada Linear de Xertelo aos poços verdes do Sobroso.
Caminhada não marcada após as ( Sete Lagoas ).
De Xertelo seguimos pelo trilho que segue a levada em direção ao aos poços verdes do Sobroso ( sete lagoas).
O percurso é muito fácil para que estiver habituado a caminhar, até ao estradão.
Ao chegar ao estradão que liga a albufeira de Porto da Lage, viramos à esquerda, descemos passamos as Sete Lagoas seguimos até junto do portão.
Viramos à direita por um trilho, por vezes mal definido, que segue junto ao Ribeiro até ao poço do Teixo.
No poço do Teixo um mergulho aproveitamos para almoçar.
Após o almoço foi seguir literalmente pelo ribeiro, subindo pedras.
Pelas encostas não existe trilho, é seguir pelo rio, se o rio tiver muita água não se consegue fazer este percurso.
Do poço do Teixo até aos poços da Corga do Sobroso são 2km sempre a subir e a descer pedras pelo rio.
O regresso são outros 2km exatamente iguais um sobe e desce pedras no rio.
Os poços da Corga do Sobroso, para mim são uns dos mais bonitos poços da serra do Gerês.
Depois de uns mergulhos e visitar todos os poços, fizemos o regresso pelo mesmo caminho da ida.
Passamos pelo poço do Teixo, estradão, trilho que segue a levada até Xertelo.
Um trilho difícil, devido aos 4km a subir e a descer pedras dentro do Rio.
Após o poço do Teixo, não existem marcações.
Não aconselho fazer este trilho a quem não estiver em boas condições físicas.
É necessário cuidado, pois ao subir e descer as pedras do rio, um descuido pode resultar numa entorse.
Quando estávamos nos poços da corga do Sobroso, passou por cima de nós e andaram lá a planar um bando de Gritos cerca de 40 grifos.
Uma caminhada que em termos paisagísticos é belíssima, mas difícil.

Seguir pelo rio se estiver com pouca água o trilho em cima têm muito mato. Complicado para quem for de calções