Photo ofPoços de Caldas - Trilha do Cristo, Cachoeiras, Pedra Balão e Pedra Dedo de Deus Photo ofPoços de Caldas - Trilha do Cristo, Cachoeiras, Pedra Balão e Pedra Dedo de Deus Photo ofPoços de Caldas - Trilha do Cristo, Cachoeiras, Pedra Balão e Pedra Dedo de Deus

November 28, 2020
November 2020

near Poços de Caldas, Minas Gerais (Brazil)

Com a pandemia iniciamos uma pesquisa por trilhas em municípios próximos, pra fazer bate e volta. Nas minhas pesquisas encontrei trilhas interessantes em Bom Jesus dos Perdões, Andradas, Jundiaí e Poços. Com tracklogs do Wikiloc montamos um itinerário no Google Earth para conhecer o máximo possível de cada local em um dia. Por isso as trilhas são longas e exigentes no preparo físico. Estas trilhas formam feitas em dias úteis no maior isolamento social, ninguém nas trilhas.
Poços de Caldas é uma das principais Estâncias Turísticas do sul de Minas Gerais, por estar na divisa com o Estado de São Paulo recebe muitos turistas paulistas. Conhecíamos Poços como turistas tradicionais, fontes de águas sulfurosas, fábrica de cristais, teleférico, Cristo, etc.
Em Poços de Caldas Iniciamos o percurso no Parque Fonte dos Amores, onde se inicia a Trilha do Cristo. Esta subida foi sem dúvida o trecho mais difícil do percurso, e por ser o primeiro quilometro com o corpo frio fica ainda pior. São 480m no interior de mata e 428 m em campo de altitude. A vista de Poços de cima do pedestal do Cristo é muito bonita.
Vencido esse trecho fomos para a rampa de voo livre, que agora conta até com barzinho. Depois da rampa seguimos um trecho de 9 km de sobe e desce até chegar à primeira Cachoeira, uma bela cachoeira com cerca de 5 metros de queda. Aqui fizemos uma pausa para um lanche.
Continuamos mais 1,5 km para chegar à segunda cachoeira, do mesmo rio, esta é muito maior, são 4 quedas, a primeira com 20 m. Descemos uma trilha acompanhando o rio até o topo da segunda queda e pudemos observar que existem outras duas, a segunda e terceira queda são bem menores, cerca de 2 ou 3 metros. A última queda bem abaixo não deu pra ter ideia da altura. Estas cachoeiras estão inseridas num pequeno vale escavado na rocha pela ação da água. Um lugar lindo. A 50 metros do topo da cachoeira existe uma casa abandonada. Para chegar à cachoeira passamos por algumas placas de proibindo a entrada e uma porteira que foi derrubada pelos cupins.
Seguimos caminho para a Pedra Balão e Dedo de Deus, foram mais 2,5 km para chegar no Balão. Depois subimos o morro para chegar ao Dedo de Deus, 70 metros de desnível, nada demais, mas naquele momento depois de tanto sobe/desce pareceu que era uns 150 m. A vista de cima desse morro é muito bonita, valeu a pena.
Agora pé na trilha em de volta à cidade, andamos 2,5 km e chegamos a um portão fechado na entrada na estradinha, passamos por uma trilha do lado esquerdo e pulamos a cerca e só então descobrimos que o complexo que inclui a Pedra Balão, o Dedo de Deus e a Tirolesa está fechado para visitação. Infelizmente entramos sem autorização por não saber dessa restrição.

Nossa intenção era descer pela trilha do Cristo, mas o tempo estava ameaçando chuva e acertadamente descemos pelo asfalto, caminho mais rápido. Chegamos ao carro demos uma pausa para outro lanchinho antes de pegar a estrada, não demorou e a chuva caiu, com água e granizo.

Este percurso foi quase todo por trilhas, um pouco de estrada de terra para retornar da Pedra Balão e a estrada de asfalto descendo até a cidade. Para montar o percurso eu utilizei os tracklogs:

Etrex 32x

Placa Trilha do Cristo

Saída da mata início do descampado.

Placa

Cristo de Poços de Caldas

Photo ofVista de cima do Pedestal do Cristo Photo ofVista de cima do Pedestal do Cristo Photo ofVista de cima do Pedestal do Cristo

Vista de cima do Pedestal do Cristo

Photo ofVista a partir da Rampa de voo livre Photo ofVista a partir da Rampa de voo livre Photo ofVista a partir da Rampa de voo livre

Vista a partir da Rampa de voo livre

Continuar em frente

Trilha a direita

Esquerda

Saída da trilha e virar direita

Mirante

Mineração

Crateras abertas pela mineração.

Pirambeira

Fim da mata

local descampado

Cachoeira

Campo de flores

Cachoeira

Conjunto de 4 Cachoeiras a maior com queda de 20 metros.

Seguir à direita

Seguir à esquerda

• Photo of Washington Nobre
    Washington Nobre Mar 2, 2021

Boa tarde. Muito bom este seu trek.

caso fosse ser feito em 2 dias, com algum acampamento onde para vc seria um bom lugar para se realizado este acampamento?

grato.

aacoelho Mar 2, 2021

Olá Washington
    Eu acho que o melhor lugar para acampar é próximo à segunda cachoeira, o local está identificado como "campo de flores" no meu trek. No local existe uma casa abandonada e o terreno é todo plano e arborizado, mas não sei se tem algum problema acampar ali.

• Photo of Washington Nobre
    Washington Nobre Mar 3, 2021

Valeu pelo retorno.
    Estou pesquisando lugares,rotas , trilhas, um pouco fora do tradicional.

Acho que farei a de São Pedro que tu fez.
    Ela é muito boa.

• Photo of VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) Jul 1, 2021

Muito Bom. Não segui pois fui com um montanhista de Poços, mas de vez em quando deu uma conferida em uns pontos.

aacoelho Jul 1, 2021

Essa trilha é muito boa.
    Em breve pretendo voltar lá.

• Photo of VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) Jul 2, 2021

É boa mesmo.

Deixo de sugestão descer por aqui transformando ela em uma travessia....

aacoelho Jul 2, 2021

É uma boa sugestão.
    Na próxima vez farei isso.
    Valeu Mao!

• Photo of Luana Oliveira Lucena
    Luana Oliveira Lucena Sep 12, 2023

Achei uma trilha bem difícil

• Photo of cariocatrekkeiro
    cariocatrekkeiro Feb 16, 2024

Fala Adelino sds de vc meu bhother... muito top!!! Vou estar em Poços de Caldas período de 19 a 24/02 e se tiver mais alguma dica manda ae rsrsr vou fazer esta trilha. Parabéns meu amigo tmj!

aacoelho Feb 16, 2024

Olá Carioca
    A trilha das 7 cachoeiras em Águas da Prata é bem legal tb.
    Município vizinho de Poços.
    Abs

• Photo of cariocatrekkeiro
    cariocatrekkeiro Feb 16, 2024

Top! irei verificar no seu treklog. Obg