PNT - Tijuca e Tijuca Mirim

4 mi
July 7, 2019
July 2019

near Bom Retiro, Rio de Janeiro (Brazil)

A trilha, uma das mais tradicionais do Parque Nacional da Tijuca - Setor Floresta da Tijuca, se inicia no Largo do Bom Retiro, local mais alto que se pode alcançar de carro dentro do parque.

A partir dali, segue-se pela trilha dos picos até a primeira bifurcação, onde desviamos para a direita em direção aos picos da Tijuca e Tijuca Mirim. Há apenas mais uma bifurcação, bem à frente e mais próxima aos cumes: à esquerda, segue-se para o Tijuca Mirim, e à direita, para o Pico da Tijuca (1022 metros de altitude).

Todas as bifurcação são muito bem demarcadas. A trilha possui sinalização calmante, é larga e, no geral, os trechos mais irregulares ficam mais próximos ao cume.

O Tijuca Mirim é mais fotogênico e, de lá, é possível avistar as pessoas subindo no Pico da Tijuca. Este, por outro lado, tem o chamariz de ser o ponto mais alto do Parque Nacional e o segundo mais alto da cidade, e o charme da escadaria de 117 degraus que leva ao cume. Reza a lenda que a escadaria foi escavada na pedra em 1920 pelo Governo Epitácio Pessoa, para que o Rei Alberto I da Bélgica subisse ao pico, desconhecendo as qualidades alpinistas do Rei.

Classificação: Leve superior

• Photo of Alessandro Valente Vieira
    Alessandro Valente Vieira Sep 27, 2019

Prezada, Luli. Primeiro quero dizer que sou seu fã e seguidor, um dia espero fazer tantas trilhas quanto você.

Antes que eu atinja meu objetivo, você saberia me informar por que às vezes a marcação da trilha fica tão confusa (±1,6Km, p. ex.)? Isso acontece muito comigo e gostaria de poder evitar...