PNT - Morro e Castelos da Taquara

October 6, 2018
October 2018

•   3.3 1 review

near Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro (Brazil)

Viewed 1989 times, downloaded 45 times

Trilha iniciada no Portão da Floresta da Tijuca. Logo depois, seguimos pela Trilha dos Estudantes (entrada pouco depois do Portão da Floresta, à esquerda) até o estacionamento da Cascatinha, por onde seguimos e até atravessar a rua. Ali, pegamos a Trilha dos Bancos. No final da mesma, seguimos pelo asfalto até o estacionamento da Capela Mayrink e continuamos em frente por pequena trilha até o Centro de Visitantes.

De lá, continuamos até a Árvore do Tempo, onde pegamos a Trilha Aluísio e cruzamos a Ponte Barcelos (à esquerda).

Na sequência, pegamos o Caminho da Cova da Onça, que a certo ponto vira o Caminho do Morro das Pedras e depois Caminho do Sertão, até chegar no Morro da Taquara (ou Pedra Maria Antônia).

Note que, na bifurcação com o Cocanha, seguimos por cerca de 50m até localização conhecida por Platô do Céu. Não há sinalização indicando o lugar exato.

Após a visita ao Morro da Taquara, retornamos pequeno trecho e seguimos em direção aos Castelos da Taquara.

Na volta, em vez de seguirmos o mesmo caminho da ida, preferimos retornar via Caminho do Taquaraçu e Gruta do Café.

Classificação: Leve Superior.

Árvore do Tempo

Ponte Barcelos

Ponte Pensil

Cova da Onça

Sem sinalização indicativa para a trilha em frente.

Morro das Pedras

Gruta do Café

• Photo of Vinny76
    Vinny76 Oct 30, 2020

A trilha parece não sofrer manutenção há um bom tempo. Por isso, em alguns pontos não sinalizados, dica mais difícil seguí-la. Após atingir onpico do Morro da Taquara, devemos retroceder um pequeno trecho até encontrar uma bifurcação, bastante encoberta pela vegetação, que leva aos Castelos da Taquara.