PNT - Cocanha, Bico do Papagaio, Pico da Tijuca

Photo ofPNT - Cocanha, Bico do Papagaio, Pico da Tijuca Photo ofPNT - Cocanha, Bico do Papagaio, Pico da Tijuca Photo ofPNT - Cocanha, Bico do Papagaio, Pico da Tijuca

September 3, 2022
September 2022

near Bom Retiro, Rio de Janeiro (Brazil)

Trilha iniciada no Bom Retiro com o objetivo de subir o Morro da Cocanha, o Bico do Papagaio e o Pico da Tijuca.

Morro da Cocanha - A trilha é aberta e bem sinalizada, a partir da bifurcação com o Pico do Papagaio a trilha começa a ficar mais íngreme mas sem muita dificuldade, são aproximadamente 400m até o cume saindo da bifurcação. Ao longo da subida é possível parar em alguns mirantes e logo chega ao cume. No alto do morro é possível subir no primeiro bloco de rocha que dá um panorama de quase 360°, uma corda de 5m facilita a subida, logo em seguida em um segundo bloco bem maior onde se localiza o verdadeiro cume, para acessar é necessário uma corda de pelo menos 10m para realizar um laça grampo.

Bico do Papagaio - Tem o mesmo acesso que o morro da Cocanha até chegar na bifurcação, a partir da bifurcação são aproximadamente 800m íngremes tendo que vencer raízes e alguns "trepa-pedra". Ao final do trecho de "trepa-pedra" você se dá de frente para uma escada de madeira e em 5 minutos chega ao cume. Para acessar o cume verdadeiro (local onde é realizado o rapel) é necessário utilizar uma corda para subir, no "falso cume" você já tem uma vista privilegiada da floresta da Tijuca podendo avistar uma grande gama de montanhas do parque como o Cocanha e o Pico da Tijuca.

Pico da Tijuca - O acesso é feito no início da trilha, na primeira bifurcação onde sinalizada para a esquerda o caminho para o Cocanha e Bico do Papagaio, seguindo para a direita da bifurcação subimos uma trilha de aproximadamente 2Km sem muitos obstáculos e sem trechos íngremes, no meio do caminho tem um trecho de rocha bem molhada com algumas poças que precisa vencer a uma árvore com raiz exposta onde deve prestar atenção para não escorregar em um pequeno barranco. A trilha segue até uma clareira onde está localizada a bifurcação com o Tijuca mirim, seguindo pela trilha da esquerda, e o Pico da Tijuca, seguindo a trilha da direita, continuando a caminha por aproximadamente 300 metros você chega na base da escada imperial. Escada vencida e mais 10 metros você está no cume, um grande platô onde está localizado o marco do Pico da Tijuca e alguns mirantes.

Seguindo para esquerda segue a trilha para o Morro do Archer, Morro da Cocanha e Bico do Papagaio. Seguindo em frente/direita segue a trilha para o Tijuca mirim e o Pico da Tijuca.

Para a esquerda segue a trilha para o Morro do Cocanha com aproximadamente 400 metros para o cume. Para a direita segue a trilha para o Bico do Papagaio com aproximadamente 800 metros para o cume.

Mirante 1

O primeiro mirante tem uma entrada para a esquerda com uma pedra onde é possível visualizar o Bico do Papagaio, Alto do Santiago, Pico da Tijuca, Morro do Archer entre outras montanhas.

O segundo mirante é uma pequena laje onde é possível visualizar o Bico do Papagaio, Alto do Santiago, Pico da Tijuca, Morro do Archer entre outras montanhas.

Falso cume do Cocanha

O falso cume é o primeiro bloco de rocha do morro do Cocanha, para subir nele é necessário uma corda de 5m para facilitar a subida. Alguns visitantes sobem por uma árvore atrás do bloco, dando a volta pela esquerda, passando pela fenda e entrando na esquerda novamente. Cuidado ao subir sem equipamento de segurança pois pode acontecer acidentes.

Falso cume do Papagaio

Para a esquerda segue a trilha para o Tijuca mirim por aproximadamente 200 metros. Para a direita segue a trilha para o Pico da Tijuca por aproximadamente 300 metros.

Cume Pico da Tijuca

• Edgard Reis 1 Sep 4, 2022

Muito legal e bonita a paisagem dos picos.

• Vinícius Alves 10 Sep 5, 2022

Como é a trilha? Tem alguma parte arriscada? Tenho vontade de conhecer

• Photo of Aldo Borges
    Aldo Borges Sep 13, 2022

Vinícius, as trilhas sao bem orientadas desde o inicio, voce encontra placas e marcações ao decorrer do caminho inteiro. No Cocanha é necessário subir um bloco de rocha, no Bico do Papagaio o caminho é íngreme com bastante pedras e raízes e no Pico da Tijuca tem a escadaria já no final da trilha.

• Vinícius Alves 10 Sep 22, 2022

Beleza, obrigado por responder e ter atenção.

Acho fazer trilha uma boa conexão com a natureza e remonta ao nosso passado, o retorno ao homem primitivo