PNT - Circuito Três Cumes

June 11, 2018
June 2018

near Bom Retiro, Rio de Janeiro (Brazil)

Bico do Papagaio via serrilha e Cocanha.

Fim da subida da serrilha (inicio do plano)

Pico da Serrilha

Pedra do Periquito

Bico do Papagaio

Bifurcação Papagaio x Cocanha

Pico do Cocanha

• Photo of Luís Eduardo (Caôca)
    Luís Eduardo (Caôca) Jun 12, 2018

Tive o privilégio de participar com a Louise desta trilha neste dia especial que foi a comermoração dos 39 anos de montanha do nosso amigo Almir Siller. Esta trilha é muito interessante por vários aspectos, o primeiro trecho por ser pouco conhecida e afastada da trilha principal que leva ao Bico do Papagaio e Cocanha, é deserta, o que proporciona a possibilidade de se apreciar melhor a fauna e flora locais. Durante a subida do primeiro trecho ja se tem algumas vistas para a zona norte do Rio de Janeiro, pico da Tijuca e serra do Mar, com destaque para a Serra dos Orgãos. Do ponto mais alto da serrilha se tem uma vista privilegiada para a baixada de Jacarepaguá e Maciço da Pedra Branca. Logo em seguida chegamos a Pedra do Urubu, que fica projetada e além da visão anterior temos uma vista magnífica para a Barra da Tijuca e Recreio. Logo em seguida temos o mirante para o Bico do Papagaio, desse ponto conseguimos ver todo a rocha com as pessoas fazendo rapel, e no fundo grande parte do PNT, com destaque para a Pedra da Gávea e Floresta da Tijuca, um local excelente para fotografias. Na sequência chegamos a Base Norte do Bico do Papagaio, impressionante formação rochosa e a vista que o local proporciona, este local já valeu a visita. Logo depois a passagem por baixo da rocha projetada, beirando o penhasco traz um pouco de adrenalina mas não tem perigo se não chegarmos na beirada, uma passagem muito interesante. A seguir um trepa pedras em uma fenda na rocha, neste local se requer cuidado, depois a parte Sul do Bico do Papagaio, que estava muito cheia e apesar da sua beleza não valeu a pena ficar. Continuamos para a Cocanha que tem três ou quatro pontos para se ficar, sendo que para os dois mais altos, na rocha, é necessário o apoio de cordas. Além de ser pouco frequentado e mais tranquilo a vista também neste local é surpreendente, de lá apreciamos toda floresta da Tijuca, parte da Zona sul da Cidade, o Bico do Papagaio em frente e o Pico da Tijuca. O retorno foi pela via normal, bem marcada. Resumindo, uma caminhada com uma dose certa de adrenalina, não muito longa e com inúmeros mirantes cada um com suas particularidades e vistas maravilhosas. Recomendo muito seguir essa trilha.