PNSC - Cânion das Bandeirinhas e Cachoeira da Farofa

Photo ofPNSC - Cânion das Bandeirinhas e Cachoeira da Farofa Photo ofPNSC - Cânion das Bandeirinhas e Cachoeira da Farofa Photo ofPNSC - Cânion das Bandeirinhas e Cachoeira da Farofa

December 12, 2019
December 2019

near Cardeal Mota, Minas Gerais (Brazil)

Esta é uma das trilhas do Parque Nacional da Serra do Cipó (PNSC). A trilha se inicia na portaria 1 do parque. É uma trilha muito fácil de seguir por estar bem demarcada e sinalizada.
A trilha é toda plana, muito tranquila de percorrer, seus 11 km com sol na cabeça é o que pode quebrar caminhante. Fomos em dezembro, época das chuvas na região, tinha alguns trechos alagados, com água até a canela, e em alguns trechos o chão parecia vidro ensaboado de tão liso, dois do nosso grupo foram pro chão, ou melhor pra água.
No km 9,5 tem que atravessar o ribeirão Mascates, geralmente tem água até a canela, estava com água até a cintura, seu leito é todo de pedras, não foi tão fácil atravessar. Vi fotos desse ribeirão com as pedras do leito aparecendo, bem diferente das fotos que tirei.
O cânion é muito muito bonito, nós não entramos no cânion, o pessoal da portaria do parque nos alertou para o perigo das tromba d'água na época de chuvas.
No retorno aproveitamos para pegar a bifurcação para a cachoeira da Farofa, mais um riacho pra atravessar, neste existe uma pinguela que na época de seca está acima do nível da água, desta vez estava uns 50 cm abaixo do nível da água, com a água turva não dava para vê-la, atravessamos com muito cuidado, veja nas fotos.
A cacheira da Farofa é uma das mais lindas dessa parte do parque, está a 2 km da trilha principal que leva ao Cânion, valeu a pena esses 4 km a mais. Me disseram que em época de temporada a Farofa é a que recebe mais visitantes e fica lotada.
A vegetação na região é de cerrado, as arvores são baixas e tem pouca sombra, o sol pega forte no verão.

Cânion das Bandeirinhas

Atravessar o Ribeirão Mascates

Vista da Cachoeira Farofa de Cima

Cachoeira da Farofa

Sucupira

• marcusnewton May 10, 2022

Olá. É preciso esperar o parque abrir ou é possível iniciar a trilha mais cedo?

• Photo of aacoelho
    aacoelho May 10, 2022

Olá Marcus,
    Lá no parque tem portaria, não tem um protão fechado mas acho que tem que esperar o parque abrir.