PNSB - São José do Barreiro/SP

November 4, 2023
November 2023

near São José do Barreiro, São Paulo (Brazil)

Tomamos um café (puro) e iniciamos a trilha por volta das 10:00h, começando na primeira entrada do Parque, antes de chegar à portaria. Essa foi uma escolha nossa, já que o Parque oferece estacionamento gratuito. Caminhamos aproximadamente 2 km até o primeiro ponto de interesse, a Cachoeira Santo Isidro, onde chegamos por volta das 10:45h. Após admirar a cachoeira, um mergulho, é claro!

Em seguida, voltamos e subimos a trilha que nos levou ao segundo ponto de interesse do dia, seguindo o roteiro em direção à Cachoeira dos Mochileiros. Continuamos até a placa interpretativa, onde encontramos um atalho na trilha. Decidimos seguir por ele, adentrando uma área mais densa da mata. Em todo o percurso, é crucial estar sempre atento às trilhas; recomendo o uso de perneiras para proteção. Após descermos pelo atalho, seguimos pela estrada até avistarmos a placa indicativa da Cachoeira dos Mochileiros. Descemos, admiramos a cachoeira e tiramos algumas fotos, desta vez sem nadar.

O objetivo final era alcançar a Cachoeira das Posses, que fica a aproximadamente 8 km da portaria. Ao chegar lá, ficamos impressionados com sua imponência, tiramos fotos e demos um mergulho. O clima começou a mudar, o que nos alertou para a necessidade de retornar com segurança e chegar à portaria antes das 17:00h.

No caminho de volta, decidimos não pegar o atalho e seguimos pela estrada, o que levou mais tempo, mas ofereceu um ambiente mais ventilado, apesar de alguns trechos com lama. Às 16:30h, já estávamos de volta à portaria. Ainda tivemos tempo para aproveitar o "poção", uma dica dada pelo guarda-parque e pelos brigadistas do ICMBIO que estavam lá para uma atividade de campo. Basta seguir a trilha próxima aos banheiros.

Foi uma experiência de hiking incrível!